De Olho no Duto leva circo e cidadania para comunidade do Sítio São Francisco

Projeto De Olho No Duto contempla ações de circo e cidadania em comunidade de Guarulhos - Foto Ricardo Avellar

Neste sábado, 11, das 13h às 17h, a Circo do Asfalto realiza uma ação especial gratuita no bairro Sítio São Francisco, como parte da programação do De Olho no Duto, um projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a Transpetro e o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços – Eslipa.

O projeto De Olho No Duto divulgou recentemente sua agenda de maio, que contempla ações de circo e cidadania de graça em comunidades de Guarulhos, Cubatão, São Vicente, Santo André e diversos pontos de São Paulo.

Os artistas promovem um dia inteiro com arte de graça em diferentes comunidades, promovendo um grande encontro do palhaço com o indivíduo comum, alegrando moradores e envolvendo o público de todas as idades.

Criando laços entre artistas e comunidades desde 2018 através da realização de cortejos circenses, oficinas, apresentações e bate-papos, os artistas da Pequena Trupe de Circo e Circo do Asfalto (representantes do projeto De Olho no Duto no Estado de São Paulo) promovem a cultura e cidadania, para convidar a população a refletir sobre temas importantes.

Circo do Asfalto – De olho no Duto – Foto: Ricardo Avellar

Os artistas buscam sensibilizar a população para a realização de ações que melhorem as condições de vida, fortalecendo vínculos entre pessoas da mesma comunidade e artistas, que retornarão com visitas aos mesmos lugares durante o período de dois anos.

Segundo Lilian Moraes e Richard Riguetti, responsáveis pelo Instituto Eslipa: “O projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades impactadas pela Transpetro. Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”.

Segundo a Transpetro, “o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local.

Acompanhe a agenda do projeto De Olho no Duto em São Paulo e se programe para participar!

Serviço

Apresentação Circo do Asfalto em Guarulhos – Ação especial do projeto De Olho No Duto

Data: 11 de maio, sábado

Horário: das 13h às 17h

Onde: Escadão na Rua Onze – Viela 4 (em frente ao número 166) – Sítio São Francisco