Por Cris Marques
Fotos: Agência E! Comunicação, arquivo pessoal,
banco de imagens e divulgação

Decorar a casa é algo atemporal e, apesar de cada temporada trazer consigo uma nova tendência, essa atividade depende muito mais do gosto e do estilo de cada um e pode ser praticada sempre que houver necessidade ou existir a vontade de mudar um pouco as coisas. E se você, assim como a gente, também adora novas ideias para uma possível reforma, transformação ou inserção de novos elementos na decor, essa matéria foi feita para te inspirar. “O primeiro passo para criar um novo projeto é analisar qual será a verdadeira utilidade do espaço e o perfil dos moradores daquele lar, além dos gostos pessoais, hobbies e suas necessidades”, explica Claudia Sayuri Shimasaki (foto), arquiteta e urbanista e sócia da empresa Renovare Arquitetura. Com tantas referências no mercado e nas mídias, ela afirma que é normal ficar um pouco perdido e, nesse contexto, contratar um profissional da área pode fazer toda a diferença para a criação de um ambiente funcional e sem excessos.

 

É tendência

Confira as dicas da profissional:
Sala: áreas integradas, como sala de estar e jantar ou cozinha e sala, trazem unidade visual e promovem sensação de amplitude, conforto e praticidade. Para criar uma divisão entre elas, aposte em bancadas, estantes de nichos vazados, painéis ou vidro.
Quartos: embora o porcelanato ainda seja usado com bastante frequência, os pisos laminados e vinílicos conferem mais aconchego; para a iluminação, luminárias pendentes nas laterais da cama deixam o criado-mudo livre e ainda fornecem uma iluminação suave; quadros e objetos trazem personalidade.
Cozinha: o uso de torres para eletrodomésticos (microondas e forno elétrico) melhora a funcionalidade do local; no item iluminação, o mais utilizado são as luminárias plafon de embutir, com led, que, além de iluminar bem, ainda economizam energia.
Banheiro: mesmo com a menor metragem da residência, sua decoração não pode ser deixada de lado. Se o projeto for mais contemporâneo, vale investir em cubas pretas e douradas; o uso de nichos, de pedra ou porcelanato, dentro do box, também é interessante.
Área de serviço: praticidade, resistência e funcionalidade são palavras de ordem para os móveis desse cômodo; eles devem ser suficientes para guardar rodo, vassoura, ferro de passar roupas, escadas multi-uso e outros.
Varanda: dependendo de seu tamanho, criar um espaço gourmet é uma boa pedida. Os vasos de flores nunca saem de moda e eles podem aparecer tanto em jardins suspensos como no chão. Fontes, móbiles e lanternas complementam e trazem o charme.

 

Ah, os planejados

Para Crislaine Feitosa, designer de interiores e diretora do Núcleo A+D Arquitetura e Decoração, apostar nos móveis planejados garante aproveitamento total do ambiente e personalização. “As vantagens são muitas, mas posso citar agilidade do projeto, segurança e garantia, ferragens especiais e modelos que seguem as novas tendências. Eles são necessários em qualquer cômodo, mas na cozinha, são quase obrigatórios”.
Débora de Souza, também designer de interiores e supervisora da Naná Móveis e Planejados, cita mais um benefício da opção: a criação de soluções inteligentes. “Com a construção de apartamentos menores, a necessidade de cozinhas planejadas se destaca. Utilizar uma ilha/balcão, por exemplo, deixa o local moderno, permite a criação de armários embaixo, o que garante mais espaço para o armazenamento de itens, e pode acomodar o cooktop ou a pia ou até ser utilizado para as refeições, no estilo americano”. Em Guarulhos desde 1989, a Naná oferece opções em MDF, com mais de 30 cores disponíveis, madeira maciça e vidros, tanto na área de planejados, quanto na linha convencional.

 

Revestimentos: mil e uma opções

As paredes, que antes eram apenas uma barreira física para divisão, têm ganhado destaque e, com um revestimento especial, podem se tornar o foco-chave. Uma opção que nunca sai de moda e é uma ótima pedida pela multiplicidade de materiais e combinações possíveis são as pastilhas. “Elas oferecem um acabamento único e permitem que você escolha um modelo que combine com o resto da decoração”, conta Wagner Navarro, proprietário da Fino Acabamento, presente no município desde 2010 e especializada em revestimentos finos, incluindo pastilhas de vidro e combinações com pedras e mármores, inox, resinas, porcelana, cristais e outros. Viável e com alta durabilidade e inúmeras possibilidades, outra ideia interessante é a aplicação de papel de parede. “Se dizem que as paredes têm ouvidos, as com papel só escutam elogios. Eles ficam com um acabamento impecável e com a variedade que existe, lisos, 3D, com textura do couro, palha, tecido, aplicação de cristais e muito mais, dá para completar a casa. Isso sem contar que eles duram cerca de 10 anos e são laváveis, período que exigiria que a pintura fosse refeita, pelo menos, umas três vezes”.

 

Na Brendelli, inaugurada em 2010, com revestimentos diferenciados nacionais e importadas, uma das novidades é a linha Shapes – coleção de cerâmicas no formato 25x25cm, com quatro modelos (origami, japan, kioto e multishapes) e diferentes tonalidades, como branco, preto, cinza, dourado e prata. “Por ter um desenho modular e simples, basta mudar a posição de algumas peças para obter um resultado final rico e completo. Cada modelo é independente; porém, como os quatro foram inspirados nas formas do origami, podem ser usados separadamente ou combinados entre si para áreas internas. A própria forma brinca com a luz e a sombra”, revela Anderson Gaspar, diretor comercial da boutique multimarcas. Outras opções que merecem destaque são os biombos, da Mentha, produtos para dividir o ambiente de uma forma bem clean e moderna, e os cimentícios da Castellato, revestimento de concreto com formatos sobressalentes e atual queridinho, tanto para áreas externas quanto internas.

 

Pufes e sua versatilidade

Versáteis, modernos, práticos, charmosos e curingas, os pufes são ótimos complementos decorativos. “São muitos os seus aspectos positivos. Eles têm diversas opções de cores, modelos, tamanhos e estampas e podem ser utilizados em vários tipos de ambientes, otimizam espaços com sofisticação e criatividade e dão um toque de modernidade. E, diferente dos sofás, eles são mais fáceis de movimentar”, pontua o empresário Danilo Carvalho Rodrigues, proprietário da Paraíso dos Puffs. Com preço de fábrica e qualidade garantida por quem fabrica seu próprio produto, a empresa confecciona o item nos mais diversos modelos, incluindo peças sob medida e com estampas personalizadas e também oferece poltronas e muitas novidades, como painel para cabeceira de cama e canto alemão, que estão sendo muito utilizados atualmente, pufes pastilha, excelente produto para fotógrafos que fazem ensaios de recém-nascidos, e os modelos baú, que também permitem guardar objetos em seu interior.

 

Foto Newton Medeiros

Atenção aos detalhes

Pensar em todos os aspectos de um projeto, inclusive detalhes como cortinas, almofadas e tapetes, é imprescindível para a harmonia do resultado final. “Eles são como a maquiagem da mulher, não adianta estar com um lindo vestido e um belo sapato, se não fechar a produção com uma make caprichada. Essas particularidades finalizam o trabalho. […] Para uma decoração perfeita, nem sempre é necessário grandes investimentos. Por vezes, uma pequena mudança ou aposta na peça certa faz toda a diferença para dar mais personalidade e beleza ao local”, garante Crislaine Feitosa, do Núcleo A+D.

 

Beleza na altura dos olhos

Para Denilson Estevam Carneiro, diretor e proprietário da Casa das Cortinas, acertar na escolha do acessório é simples: basta buscar um equilíbrio entre os objetos decorativos e o estilo do cliente. “Esse item compõe o ambiente, trazendo conforto, harmonia e sofisticação, além de proteger a casa dos raios solares e ventos fortes, escurecer o cômodo e garantir mais privacidade”. Na loja, com 300 m² e mais de 10 anos no mercado guarulhense, é possível encontrar diversos modelos. “Confeccionamos peças em diversos estilos, do clássico ao contemporâneo; oferecendo inclusive o que está em alta na temporada, como as cortinas motorizadas e com sistema de automação, indicadas para locais com o pé direito alto, produzidas em tecidos naturais e cores vibrantes”. Ele ainda esclarece algumas dúvidas recorrentes na hora da compra. “O comprimento ideal é 1 cm acima do chão, mas tudo depende do gosto. Com relação ao tamanho, a cortina pode ocupar a parede inteira na sala de estar, jantar e no quarto de casal; já no quarto das crianças e escritório, cobrir apenas a janela. Agora, trilho ou varão é questão de necessidade e não só opção”.

 

A seus pés

Práticos e funcionais, os tapetes deixam o lar mais aconchegante, acolhedor e intimista e ainda fecham com chave de ouro a composição. É o que acredita Rosana Fernandez, gerente de vendas da Casa Fina. Com 15 anos na cidade, a loja oferece produtos para todos os ambientes de uma casa, incluindo banheiro, cozinha e quartos infantis, isso sem contar o serviço de consertos e itens sob medida para diversos eventos como casamentos, aniversários e exposições.

“Eles são perfeitos para qualquer projeto de decoração, combinam com diversos estilos, seja ele retrô, clean, requintado ou moderninho, e funcionam em todos os climas. No Inverno, o tempo frio pede aconchego e os mais peludos cumprem essa função, além de deixar a área mais quente; no Verão, basta apostar em peças com fibras naturais e sintéticas, como sisal ou poliéster […] A tendência agora são os de pelos mais baixos, de fácil manutenção e em cores mais sóbrias, como o vermelho terroso”, finaliza Rosana.

 

Onde encontrar opções/serviços de decoração em Guarulhos:

Art Nova Cortinas
Avenida Tiradentes, 2.319, Jardim Pinhal
Tel.: 2358-5084
www.artnovacortinas.com.br

Brendelli
Rua Tapajós, 242, Jardim Barbosa
Tel.: 2408-5851
www.brendelli.com.br
www.facebook.com.br/brendelli
www.instagram.com/brendellirevestimentos

Casa Clima
Avenida Suplicy, 52, Jardim Santa Mena
Tel.: 5051-6667 / 4969-6060
www.casaclima.com.br

Casa das Cortinas
Avenida Otávio Braga de Mesquita, 1317, vila Barros
Tel.: 2407-3076 / 99973-8906 (WhatsApp)
www.facebook.com/casadascortinasgru

Casa Fina
R. Nossa Sra. Mãe dos Homens, 318,
vila Progresso
Tel.: 2475-3331 / 2440-6441
Facebook: Casa Fina Decorações

Empório Portobello
Avenida Salgado Filho, 1.883, Centro
Tel.: 2461-8080

Grupo Ri-Al
Avenida Otávio Braga de Mesquita, 1.845, Vila Barros
Tel. 2402-2638
Rua Cirene de Oliveira Laet, 1.101, Vila Nilo/Vila Galvão.
Tel. 2242-2885

Renovare Arquitetura
Claudia Sayuri Shimasaki
arquiteta e urbanista
Tel.: 97498-5982
www.facebook.com/renovarearquitetura

Fino Acabamento
Av. Suplicy, 150, Jardim Santa Mena
Tel.: 4574-2005 / 4574-3005
www.lojafinoacabamento.com.br
www.facebook.com/lojafinoacabamento
www.instagram.com/loja_fino_acabamento

Fino Trato
Avenida Salgado Filho, 1.841, Centro
Tel.: 2937-6788 / 99852-7622 (WhatsApp)
www.facebook.com/finotratodecor

Master Signs Comunicação Visual
Avenida Antônio Iervolino, 146, vila Augusta
Tel.: 2408-9795 / 94852-4000
mastersinalizacao.com.br

Mota Decorações
Avenida Tiradentes, 680, Centro
Tel.: 2479-2233
Facebook: Mota Decorações Cortinas

Lorenna Cintra Arquitetura e Interiores
Tel.: 98185-6683
www.facebook.com/lorennacintraarquitetura

MMartan
Parque Shopping Maia – 3º piso
Av. Bartholomeu de Carlos, 230, Jardim Flor da Montanha
Tel.: 2485-1081
www.mmartan.com.br/shoppingmaia

Naná Móveis e Planejados
Avenida Otávio Braga de Mesquita, 1.582/1.590, vila Barros
Tel.: 2401-6905 / 2402-1270
www.nanamoveis.com.br
Facebook: Naná Móveis e Planejados

Núcleo A+D Arquitetura e Decoração
Avenida Dr. Timóteo Penteado, 2.991, vila Galvão
Tel.: 2600-5956

Paraíso dos Puffs
Tel.: 2382-1453
www.paraisodospuffs.com.brwww.facebook.com/paraisodospuffs
www.instagram.com/paraisodospuffs

Universo Vitreo
Avenida Papa Pio XII, 463, Macedo
Tel.: 2408-7938
www.facebook.com/universovitreoltda

 

Quer ler outras matérias da edição 321 da Revista Weekend? Acesse!