Por Val Oliveira
Fotos: banco de imagens

Para que a casa não se torne uma “geladeira” durante o Inverno, existem alguns detalhes que podem, além de embelezar os espaços, deixar seu lar mais quentinho e aconchegante. Para isso, não é preciso gastar tanto. Basta tirar do armário alguns itens que você nem lembrava mais onde estavam guardador. Acompanhe as dicas da arquiteta Carolina Mehl.

Mantas e edredons

As mantas e edredons esquentam salas e quartos. Os edredons, além da função de cobrir corpos durante a noite, podem ser usados para forrar a cama durante o dia. Do mesmo modo, as mantas, além de servirem para cobrir-se durante aquele cochilo, podem ser usadas sobre o sofá. “Podem ser lisos ou estampados, imitando peles de animais e trazendo ainda mais sofisticação para a decoração durante o Inverno”, fala.

Tapetes e cortinas

Tapetes e cortinas dão muita personalidade ao espaço. Muito democrático, eles ajudam a aquecer todos os cômodos da casa, inclusive banheiros e cozinhas. No quesito cortina sobressaem os modelos tipo persiana e tecidos, que são tradicionais, mas ganha outra roupagem com novas cores e acessórios. Aposte nos tapetes mais felpudos. “Para a sala, vale apostar em tapetes de espessura alta e fofinhos”, destaca Carolina.

Sofás e almofadas

Praticamente irmãos siameses da decoração, a dupla sofá e almofada pode transformar a sala de estar. Entre os sofás, está em alta modelos retráteis e reclináveis. Estão na moda modelos de almofadas lisas, coloridas ou estampadas; quadradas, redondas e massageadoras, e mais uma infinidade de opções. Elas também podem ser usadas nos quartos para deixar tudo mais fofinho e quentinho.

“Se você não tem sofá ou até mesmo quer trazer uma proposta diferente ao lar, os futons também são uma ótima saída para decorar a sala e deixa-la aconchegante”, diz a arquiteta.Decoração para aquecer os ambientes e cuidados com os pets | Click Guarulhos

Iluminação

A iluminação natural ou das lâmpadas elétricas fazem toda a diferença em um espaço. Além disso, pode-se apostar nas velas que, além de iluminar, decoram, perfumam e podem transformar a atmosfera de qualquer ambiente. “Dá pra comprar lanterninhas e deixá-las sobre uma mesa de centro ou de canto. Para aqueles que adoram uma casa quentinha e cheirosa, velas aromáticas quebram um galhão”, diz.

Lareiras e aquecedores

Nada como uma lareira para o ambiente ficar com ares mais aconchegante, romântico e quentinho. Para os espaços reduzidos, os aquecedores são boas opções, pois além de mais baratos que uma lareira, podem ser levados para todos os cômodos da casa. “Já existem opções de lareiras portáteis que vão esquentar o cômodo, sem precisar que você mexa na estrutura da casa toda para a instalação de uma lareira fixa”, explica.
A recomendação é para que ao efetuar a compra verifique a capacidade de aquecimento que pode variar de 18 m² a 245 m².

Decoração para aquecer os ambientes e cuidados com os pets | Click GuarulhosChuveiros e duchas

Encarar um banho frio ou realizar tarefas domésticas que envolvam o uso de água pode não ser uma das tarefas mais fáceis durante o Inverno. Para que esse momento seja menos traumático ou dramático, é importante saber as diferenças entre os diversos modelos de chuveiros e duchas mais procurados e comuns no mercado.

“Os chuveiros comuns dispõe de três até oito temperaturas e são indicados para residências com média ou alta pressão de água. […] O chuveiro pressurizado é recomendado para residências que tem baixa pressão de água. […] O eletrônico permite regular a temperatura com mais precisão. […] O chuveiro híbrido consegue intercalar o aquecimento elétrico com os aquecimentos solar ou a gás, permitindo grande economia de energia elétrica e de água”, informa o site da Leroy Merlin.

Pintura

As cores também colaboram para a sensação de aconchego. Logo, investir em cores e texturas é o segredo. “Tons terrosos são ótimas opções. […] O cobre é algo que veio forte este ano e está em tecidos, revestimentos, papel de parede, e também em acessórios dentro destes tons” fala.

Cuidados com os pets

De acordo com Mariana Buck, médica veterinária do Hospital Veterinário Santa Inês, os pets novos ou idosos são muito sensíveis às mudanças de temperatura. “Os filhotes são mais suscetíveis à hipoglicemia, quando o calor e suporte energético não forem adequados, e à pneumonia, quando expostos à temperaturas muito baixas”, explica.

Decoração para aquecer os ambientes e cuidados com os pets | Click GuarulhosDoenças comuns

Doenças respiratórias e gripes também surgem com mais frequência e se não tratadas, podem ter consequências mais sérias. Manter a vacinação em dia e aumentar a quantidade de alimento ofertada durante o Inverno ajudam a previnir doenças. “A prevenção da gripe canina é feita por meio de uma vacina específica. […] No caso dos felinos, os espirros podem ser associados ao vírus causador da rinotraqueíte, doença específica dos gatos, e assim como a gripe canina, não transmissível aos humanos, mas que pode trazer desconforto ao animal”, explica.

Banhos e tosa

É aconselhável que o banho aconteça no pet shop, que é capacitado a fazer a secagem completa e correta, a fim de que a umidade não provoque o surgimento de problemas na pele. A médica explica que a pelagem faz a função de isolante térmico. Assim, indica que as tosas sejam realizadas em outras estações do ano. “No Inverno, a melhor opção é a tosa higiênica, que evita o acúmulo de sujeira em animais de pelos longos e na região das genitálias”, diz.

Decoração para aquecer os ambientes e cuidados com os pets | Click GuarulhosCasas e roupas

Com o frio os pets idosos podem mancar ou apresentar dificuldades para se locomoverem, o que pode indicar problemas articulares agravados. Cobertores, travesseiros, caminhas, casinhas e roupinhas forradas auxiliam na proteção. “A roupa deve estar sempre seca. Quando molhada e em contato com a pele, pode ocasionar problemas, como dermatites, hipotermias e pneumonias”, conclui.

 

Confira os outros temas abordados na capa desta matéria da RG:

Introdução: Inverno sem drama
Ai, que frio!

Culinária de Inverno
Moda: o que vestir neste Inverno?
Friozinho bom para…