Desafio ‘Zero Descartável’ é destaque na agenda ‘Julho sem Plástico’ em Guarulhos

Cerca de 269 mil toneladas de detritos plásticos flutuavam na superfície dos oceanos do mundo - Foto: Marcus Eriksen/AMRF

Você acha possível passar um tempo sem consumir plásticos de uso único, como copos, garrafas, talheres, canudos, sacolas e embalagens em geral? Em caso afirmativo, está apto a se auto desafiar ao “nível peixinho” do Desafio Zero Descartável, que acontece durante o mês de julho em diversas cidades de vários países. Em Guarulhos, o desafio é parte da agenda do programa “Lixo Zero”, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos (SSP).

De acordo com Celi Pereira, chefe de divisão técnica de Educação Ambiental da SSP, participar do desafio é uma forma de preparar a população para a ampliação da coleta seletiva na cidade. “Cada pessoa determina o tempo e o nível em que deseja ficar sem consumir plásticos descartáveis e depois posta o resultado no Facebook com as hashtags #desafiozerodescartável, #lixozeroguarulhos e #PlasticFreeJuly. É uma brincadeira que acontece em diversos países e que em Guarulhos ajudará a motivar e preparar a população para adesão à coleta seletiva de resíduos sólidos que em breve passará a tender mais bairros”, explica.

Para conhecer os níveis do desafio, obter orientações sobre como reduzir o consumo de plástico, baixar cartazes etc, acesse a página beegreen.eco.br/desafio. Empresas, estabelecimentos comerciais, entre outros também podem participar.

Outras atividades da agenda Julho sem Plástico podem ser conferidas na página http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/julho-laranja. Para mais informações, procure a equipe Lixo Zero pelo Whatsapp 93228-3681.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos