Descartes irregulares na região do Jardim Santa Cecília

Foto mostra como era o local antes da revitalização

Finalmente, a Prefeitura deu um destino melhor à área pública situado no final da rua Barbosa Ferraz, no Jardim Santa Clara, vizinho ao Santa Cecília.

Um infrator foi pego em flagrante despejando detritos e fez acordo para limpar todo o terreno. Na sequência, em trabalho conjunto da Secretaria de Serviços Públicos com a do Meio Ambiente, a área foi revitalizada e um parque infantil foi instalado no local.

Há muito tempo, venho sugerindo que a Prefeitura instalasse um PEV (Posto de Entrega Voluntária) no local, para que as pessoas pudessem depositar corretamente os resíduos de construção e outros.

Como isso não foi feito, ainda que seja elogiável a revitalização da área, é evidente que os malfeitores encontrariam alternativas para despejo de detritos, o que já está sendo verificado em vários pontos da região, principalmente nas travessas próximas à avenida Barber Greene.

Enquanto a Prefeitura não fizer uma sequência de blitze nas imediações dos pontos viciados de despejo, a prática nociva permanecerá. Seria importantíssimo também fazer uma campanha de esclarecimento da população e punir que quem contrate os serviços de quem usa carrinhos para retirar detritos de casas e os deposita em lugares indevidos.

Se não forem mudados os métodos de trabalho, a cidade continuará nessa tarefa insana de “enxugar gelo”, recuperando uma área em determinado espaço, mas permitindo que outras sejam degradadas a poucos metros da anterior.

Valdir Carleto