Desfile de 9 de julho com escoteiros no Parque do Ibirapuera

Cerca de mil escoteiros irão desfilar no Parque do Ibirapuera no dia nove de julho, ocasião em que se relembra o início da Revolução Constitucionalista de 1932, episódio marcante para o estado de São Paulo. O tradicional desfile cívico-militar, que começará por volta das 9h, também contará com a presença de autoridades, de antigos combatentes do exército, da Polícia Militar, entre outras instituições.

A participação dos Escoteiros do Brasil no momento solene se dá por razões históricas: durante a Revolução, jovens auxliaram como estafetas, intendentes e mensageiros na Comissão Escoteira Pró-Constituição. Um deles, Aldo Chioratto, encontra-se sepultado no Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932, o obelisco, junto a outros heróis de combate. Aos nove anos, ele faleceu em 18 de setembro daquele mesmo ano por conta de um bombardeio.

Logo após o evento, os escoteiros permanecerão no local durante a tarde para participar da ação “Eu cuido do Parque Ibirapuera”, promovida em parceria com o movimento Limpa Brasil – Let’s Do It e o Grupo Awaken Love, com apoio da Sabesp. Todos se reunirão para fazer uma catação de lixo descartado incorretamente no parque para, então, dar aos resíduos o devido fim.