Detran.SP implantará controle online de peças de desmanches

Um ano após entrar em vigor a chamada Lei do Desmonte, o Estado de São Paulo aponta redução de 18% nos furtos e 28% nos roubos de veículos, comparando maio deste ano com o de 2014, além do fechamento de centenas de estabelecimentos irregulares. O próximo passo é o lançamento de um sistema on-line do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) que permitirá um rigoroso controle deste segmento e trará mais segurança ao cidadão.

O sistema será disponibilizado às empresas do setor para o cadastro e controle das peças. Os estabelecimentos terão de etiquetar as peças a serem comercializadas e cadastrá-las no sistema do Detran.SP, com informações como veículo de origem e nota fiscal de entrada e saída.

Os consumidores poderão consultar no seu celular ou tablet, por meio de QR Code, a procedência do produto, a partir das etiquetas afixadas em cada peça com número único de série. Desse modo, haverá garantia de comprar apenas peças de origem legal. Por meio do programa, a população poderá também fazer denúncias de desmontes com suspeitas de irregularidades.

No portal www.detran.sp.gov.br, está disponível a relação de empresas autorizadas a comercializar autopeças usadas.