Dia 12 de maio todas as UBSs abrem para vacinação contra a gripe

Vacinação contra a gripe
Vacinação dos profissionais de saúde contra H1N1 no Hospital das Clínicas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

No dia 12 de maio, sábado, será a Mobilização Nacional da campanha contra a vacinação contra a gripe, com a abertura de todas as UBSs para intensificar a oferta das doses.

A primeira prévia da Secretaria de Saúde, fechada na última quinta-feira, dia 26, aponta que 29.280 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Guarulhos, entre os dias 23 e 25 de abril. A primeira etapa da campanha imunizou trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais. Nesta quarta-feira, dia 2, teve início a segunda etapa, que vacinará crianças (de 6 meses até menores de 5 anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Na terceira e última etapa, que começará a partir do dia 9 de maio, serão imunizadas as pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica), professores e pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa) e funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra o vírus A (H1N1), A (H3N2) e B e pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), seguirá até o dia 1° de junho.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 280 mil pessoas, que fazem parte do grupo prioritário selecionado pelo Ministério da Saúde, que segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso são priorizados os grupos suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.