Dia de Ano Novo, não haverá coleta de lixo domiciliar

Fotos: Jackson Argolo/ PMG-SSP

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos informa que não haverá serviço de coleta de lixo na segunda-feira, dia 1o. de janeiro, nos bairros onde a coleta de lixo ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Os moradores desses locais devem se programar para evitar colocar o lixo nas ruas. Os serviços serão interrompidos para que os trabalhadores possam comemorar as datas junto aos seus familiares e amigos.

Não haverá interrupção nos bairros que recebem a coleta às terças, quintas e sábados.

O Delurb (Departamento de Limpeza Urbana) orienta a população para que faça a separação dos resíduos recicláveis secos, como vidros, metais, plásticos e papeis não engordurados (jornais, revistas, papelão etc.) do lixo orgânico. Os materiais devem ser destinados à coleta seletiva (ver bairros atendidos), pontos de entrega voluntária (LEV) ou aos catadores autônomos. Essa prática diminui a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário da cidade e gera renda aos catadores de materiais recicláveis.

As festas de final e início de ano trazem aumento do consumo e, consequentemente, da geração de lixo. De acordo com o Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), a coleta de resíduos domiciliares, em dezembro de 2016, a alta foi de 8% em relação ao mês anterior, o que representa 2.200 toneladas a mais de materiais enviados ao aterro sanitário.

Os dias e horários da coleta de lixo e os locais para entrega dos resíduos recicláveis poderão ser consultados na página http://www.guarulhos.sp.gov.br/secretarias/servicos-publicos.

Fotos: Jackson Argolo/ PMG-SSP