Dicas de óculos escuros para cada formato de rosto

Neste Verão, as tendências apontam para diferentes formatos de óculos escuros: redondos, cat-eye e retangulares são algumas opções em alta. Mas será que o que anda em voga cai bem para você? De acordo com a marca GrandVision By Fototica, é importante atentar-se ao formato do rosto antes de escolher um modelo, pois esse é um cuidado que garante harmonia ao look também conforto na hora de se proteger do Sol. Confira algumas dicas:

Rosto em formato de coração
Pessoas com queixo fino, maçãs do rosto salientes e olhos grandes podem contar com armações arredondadas e lentes mais claras, que ajudam a trazer um equilíbrio maior entre a face e os óculos de Sol. As melhores opções nesse caso são: modelo aviador, retangular, redondo, oval, quadrado e o clubmaster – inspirado nos óculos dos anos 50.

Rosto quadrado
Esse tipo de rosto é cheio de personalidade e pode ganhar maior realce com óculos de hastes decoradas ou com cores contrastantes. Se a ideia é um look mais discreto, as armações redondas ou ovaladas suavizam os ângulos da face.

Rosto redondo
As linhas retas suavizam a expressão de pessoas com a face arredondada. Por isso, as armações mais anguladas são escolhas ideais: o formato gatinho, em alta no momento, é uma tendência cheia de charme. Também podem ser usados os modelos aviador, retangular, quadrado e o clubmaster.

Rosto oval
O rosto oval combina com a maioria dos tipos de óculos; então, basta seguir o estilo pessoal. As armações grandes ficam especialmente estilosas com esse tipo de face, o que permite ousar ainda mais no visual. Armações no estilo butterfly, redondas e gatinho são ótimas apostas.

Rosto longo/retangular
Armações que acentuem mais a largura do que a altura do rosto são indicadas nesse caso. Hastes chamativas também ajudam a trazer maior harmonia às proporções da face, ajudando a encurtar o rosto. Um dos grandes truques são armações mais grossas, podendo ser quadradas, arredondadas e até mesmo no estilo butterfly.

Proteção contra raios UV é imprescindível

e acordo com Ives Zacharias, da Ótica Stella Maris, mais importante do que a parte estética é a qualidade das lentes. A proteção contra os raios ultravioleta (UV), por exemplo, é imprescindível. “As lentes solares polarizadas têm esse tratamento e propiciam uma visibilidade muito mais acentuada”, comenta.
Por isso, é recomendável nunca adquirir óculos em camelôs, nem em farmácias. Isso vale tanto para óculos de grau quanto para os de Sol. “São lentes prensadas, que não oferecem a segurança e a proteção necessárias a quem for usá-las”, ensina.
O ideal é escolher óticas especializadas, preferencialmente estabelecidas há muitos anos no mercado local, nas quais o cliente é atendido de forma personalizada, por pessoal tecnicamente preparado para oferecer a melhor orientação.

Óculos para prática de esportes

Ives cita que boa parte da população não sabe que óculos podem ser produzidos especificamente para a prática de esportes. Para natação, pode-se adotar lentes de grau para quem tem miopia, por exemplo. Há óculos especiais para quem curte pescaria em mergulho, pois dentro da água a visibilidade fica prejudicada a poucos metros de profundidade; nesse caso, as lentes seguem a necessidade de cada pessoa.
A Ótica Stella Maris também fornece óculos para quem pratica esportes de contato, como futebol, handebol e basquete. Mesmo naqueles em que não há confronto direto com o adversário, pode ser importante o uso de óculos adequados a cada caso.

Sugestões de óculos de grau mais procurados atualmente