Duas UBS abrem neste sábado para intensificar a coleta de papanicolau

Neste sábado (24), duas Unidades Básicas de Saúde vão abrir para intensificar a coleta de papanicolau (exame ginecológico que previne o câncer do colo de útero). Na UBS Haroldo Veloso o mutirão de papanicolau será das 9h às 15h30. Já na UBS Dona Luíza, que funcionará pelo Programa Saúde Agora, o atendimento será realizado das 8h às 16h. Podem participar todas as mulheres que já iniciaram a atividade sexual, independente da idade. Não há necessidade de agendamento prévio ou apresentação de pedido médico.

A iniciativa tem por objetivo sensibilizar as mulheres para a importância da realização do exame preventivo. A equipe de enfermagem da UBS Haroldo Veloso também fará atualização das cadernetas de vacinação para colocar as doses do calendário nacional de imunização em dia, especialmente das crianças do bairro, uma vez que muitas delas estão com o esquema vacinal incompleto, segundo explicou o gerente da unidade, Rogério Felippe Bello.

Saúde Agora

A UBS Dona Luíza também realizará pesagem de crianças do Programa Bolsa Família, consultas de pediatria para crianças previamente agendadas, e de odontologia e psicologia também para pacientes com agendamento prévio. Na unidade, às 10h, acontece palestra  sobre os benefícios do aleitamento materno, dentro da programação do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.

Serviço

UBS Haroldo Veloso (rua Pocrane nº 79, Conjunto Residencial Haroldo Veloso)

UBS Dona Luíza (Rua Centenário nº 446, Jardim Centenário).