E. E. Zilda Romeiro promove ‘Semana da Matemática’

Projeto encabeçado pela professora Neusa Vieira, professora de matemática da E. E. Zilda Romeiro, no Jardim Presidente Dutra, promoveu uma ‘Semana da Matemática’, que estimulou alunos e contou com a colaboração de todas as demais docentes.

Segundo a professora, o objetivo central do projeto foi procurar mudar o olhar que o aluno tem da matéria. Para que isso acontecesse, foi explorado o lado lúdico da disciplina. Cada sala desenvolveu seu próprio jogo, como tangran, dominó, jogos de tabuleiro etc.

“O pátio da escola ficou repleto de pinturas de amarelinha e jogos que estimulam a lógica, raciocínio e coordenação motora. Nossa escola atende ensino fundamental I e II, Ensino médio e EJA. Em todas essas séries é possível ver a interação nas brincadeiras pintadas no chão”, disse a Professora Edna Carvalho, de Língua portuguesa.

Durante a semana, os alunos trocaram de salas para vivenciar esse aprendizado. A escola desenvolveu um sistema de troca, por meio das “zildas”, moeda que o ganhador do jogo recebia e trocava por doces, que foram arrecadados durante a semana.

O encerramento aconteceu na sexta feira, 10, com a peça teatral ” O homem que calculava”, em homenagem a Malba Tahan, encenada pelos próprios alunos e dirigida pelas professoras Claudia Regina, de língua portuguesa, e Ana Rosa, de educação física. O encerramento também contou com exposição sobre a história da matemática, uma vídeo aula sobre Malba Tahan, grande matemático, professor, pedagogo e autor da obra “O homem que calculava”.

“Ver a alegria das crianças durante a semana não teve preço! Muitos não enxergavam a matemática como uma matéria interessante, e isso reflete no desempenho, já que é a matéria com menor rendimento nas avaliações”, disse a professora de língua portuguesa Jacqueline Ramos.

A professora de dança do ventre, Lihra Lefeer, se apresentou na abertura do evento.