Por: Cris Marques
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens

Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, mutável e competitivo, escolher uma carreira, conseguir um primeiro emprego, uma boa colocação, manter-se no cargo ou até ganhar aquela sonhada promoção não é tarefa das mais fáceis. Mas existe um caminho para isso: aprimoramento profissional. E mesmo com a tão temida crise e as altas taxas de desemprego, os dados mostram que vagas existem; afinal, dados mostram que mais da metade dos empresários brasileiros tem dificuldade na hora de contratar, boa parte por ausência e falta de habilidades técnicas dos candidatos. Neste cenário, destacam-se os mais qualificados, com aperfeiçoamento constante e sede de aprender.

Se o estudo é o caminho a seguir, em tempos de rotinas e finanças apertadas, os cursos de educação a distância surgem como uma alternativa sensata e muito vantajosa. “Com o custo de vida cada dia mais alto e os recursos financeiros cada vez mais escassos, a EAD proporciona ao aluno uma qualificação adequada, por um custo muito inferior às qualificações realizadas presencialmente. Isso porque o aluno não precisa arcar com as despesas de locomoção e alimentação, uma vez que as aulas podem ser acompanhadas em sua residência ou qualquer outro lugar de sua escolha, tendo mais tempo para realizar suas atividades. Outro fator é que, por se tratar de um curso a distância, a instituição não necessita de uma estrutura tão grande para atender os alunos e isso reflete diretamente no valor cobrado”, explica Rosemary Castanhera de Araujo, empresária e diretora pedagógica da Escola Técnica Ágape.

As vantagens da educação a distânciaAlém disso, assim como a modalidade presencial, a EAD também é regida pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, as aulas seguem os mesmos critérios de carga horária, conteúdo programático e professores habilitados e tem a mesma validade, sem nenhuma distinção no diploma. “Além das vantagens já citadas, um dos maiores benefícios é que o aluno que faz EAD desenvolve um perfil mais independente e proativo. Diferente do que algumas pessoas ainda acreditam, estudar a distancia exige mais dos alunos, o que os torna mais capacitados e garante um importante diferencial naquilo que eles se propõem a realizar”, afirma ela.

Na Escola Técnica Ágape, desde 2010 na cidade, é possível cursar pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES graduações em licenciaturas, bacharelados, tecnólogos, segunda licenciatura com aproveitamento de estudos e pós-graduação na modalidade EAD, como artes visuais, ciências sociais, música, administração de empresas, ciências contábeis, serviço social, gestão em logística, auditoria interna de sistema de gestão integrados, docência e pesquisa para o ensino superior, educação inclusiva, educação infantil e outras. Além disso, os vestibulares e provas presenciais são agendados, garantindo ao aluno maior flexibilidade e um melhor atendimento.

Foco no estudo

As vantagens da educação a distânciaPara Cristiane Rosa, gestora do polo de ensino a distância da Universidade Braz Cubas em Guarulhos, uma das maiores vantagens da EAD é a flexibilidade para os estudos. “Cursar uma graduação presencial envolve mais que só o curso: tem também todo um ritual de relacionamento social, com a interação entre professores e colegas, e exige tempo para o deslocamento. Já a modalidade a distância é ideal para quem tem objetivos mais específicos e quer priorizar o aprendizado, adequando os estudos a sua rotina, sem perder o relacionamento com colegas de curso e tutores, que pode ocorrer pessoalmente ou pela plataforma. Isso também se justifica pelo público que procura a EAD, que, segundo o Censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABEC), é maior entre quem cursa uma especialização ou segunda, terceira graduação, o que normalmente acontece numa fase na qual a pessoa já está mais madura”.

Em atividade na cidade desde 2013 e há um ano em novas instalações, a Universidade Braz Cubas oferece mais de 20 cursos, como engenharia de produção, gestão financeira, pública e hospitalar, segurança pública, serviço social e tecnologia em processos gerenciais e gestão ambiental, em um polo considerado modelo, com salas de aula equipadas com multimídia, brinquedoteca para uso dos alunos de pedagogia, laboratório para as práticas do curso de estética e cosmética e laboratório de informática. “Apesar da dedicação exigida, nossa grade facilita os estudos. São cinco disciplinas no semestre, divididas em três módulos. Então o aluno dedica-se a duas disciplinas, no máximo, em cada modulo. Ele só passa para o próximo, após a realização da prova presencial e ainda tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu no período, com o projeto integrador, realizado a cada semestre”, afirma.

As vantagens da educação a distânciaDicas para uma EAD de sucesso

Estudar a distância exige mais organização, dedicação e força de vontade por parte do aluno. Confira algumas dicas que podem ajudar no planejamento dos estudos e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis:

• Monte um cronograma com datas e disciplinas, reservando horários específicos para o estudo. Pode ser um pouco todo dia ou um horário mais extenso aos finais de semana, por exemplo;
• Nesse tempo reservado, nada de se distrair com assuntos que não dizem respeito ao estudo, como televisão ligada, redes sociais, games ou bate-papo;
• Não tente assumir mais disciplinas do que a sua carga horária permite. Além de não dar conta, isso ainda pode consumir um tempo precioso que você poderia dedicar às disciplinas que realmente precisam ser cursadas;
• Exercite o que aprendeu. Ao final de cada conteúdo, coloque em prática o conhecimento adquirido, realizando os exercícios propostos;
• Participe das discussões referentes às atividades, seja on-line ou presencial, e troque experiências e tire dúvidas com os tutores e colegas de curso;
• Explore a plataforma da instituição, acessando todos os materiais oferecidos, como vídeo-aulas, apostilas e conteúdos complementares sugeridos pelos professores;
• Fique atento aos prazos das atividades e datas de provas e evite entregar coisas de última hora. Quando se faz um curso a distância, você depende de equipamento e conexão de internet e imprevistos podem acontecer.

Segundo diploma

As vantagens da educação a distânciaPensando em beneficiar quem busca uma segunda faculdade como alternativa de qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho, o Claretiano – Centro Universitário oferece um programa especial de segunda graduação que pode ser concluída em até um ano e meio. “A proposta do Claretiano é continuar ofertando cursos de qualidade cada vez mais ‘personalizados’ no que diz respeito à presença do aluno nos polos e na instituição de ensino, uma vez que o grande desafio do estudante de hoje é não só a disponibilidade de horários como também a necessidade de um menor tempo entre o ingresso no curso e sua qualificação/certificação”, afirma Evandro Luís Ribeiro, coordenador geral de EAD.

Dentre as opções da instituição, é possível cursar bacharelado em educação física, em um ano e meio, ou licenciatura, em um ano; formação pedagógica para não licenciados, que habilita, em um ano, portadores de diplomas de cursos de bacharelado ou superiores de tecnologia para atuarem como professores; segunda licenciatura, que proporciona aos licenciados a oportunidade de ampliar a sua atuação profissional em mais de uma área; e pedagogia para licenciados, para quem quer ampliar sua atuação como pedagogo, não ficando restrito apenas à aula de uma disciplina. Outra vantagem para o estudante é que a segunda graduação não exige processo seletivo e ainda permite o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente.

As vantagens da educação a distânciaCursos diferenciados

Com o aumento da procura pela educação a distância, até aulas mais tradicionais estão ganhando suas versões EAD. É o caso de teologia, engenharia de software, gastronomia, design de interiores e design de moda, todos ofertados pelo Centro Universitário Unicesumar, instituição com 26 anos de história e campus sede em Maringá, que chegou recentemente em Guarulhos com uma ampla estrutura e parceria do Colégio Exitus, escola profissionalizante tradicional na cidade. Os dois primeiros cursos são de bacharelado e têm duração de 3 e 4 anos, respectivamente, com mais de 2.500 horas de carga horária e 100 horas de atividades complementares. Já os outros são tecnólogos, com duração de 2 anos e mais de 1.800 horas de carga horária e 108 horas de atividades complementares.
“A educação a distância representa uma evolução na formação superior e, com os avanços tecnológicos, ela vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional, permitindo um ensino de qualidade. Na Unicesumar, que oferece 37 cursos de graduação e 34 cursos de pós-graduação na modalidade, é por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que o acadêmico da modalidade EAD tem acesso às aulas ao vivo e gravadas, atividades de estudo, palestras, além de ser acompanhado durante toda a vida acadêmica por professores e tutores”, afirma o diretor do polo, Humberto Tosi.

Em “Educação a distância” não tem crase?

O leitor pode ter estranhado a falta do acento grave antes da palavra distância. Porém, a crase só é empregada se a distância estiver determinada. Como neste exemplo dado pelo professor e conferencista Reinaldo Passadori: “As caixas amplificadoras de som estavam à distância de 200m do público.” Já neste outro exemplo, o “a” não é acentuado: “O detetive vigiava o suspeito a distância.”

No primeiro exemplo usa-se crase, pois a palavra distância está especificada (200 m). Já no segundo exemplo a expressão apresenta-se sem crase porque não há especificação da distância. Logo, em “Educação a distância” não pode ter o acento indicador de crase, pois não há especificação. Então, o correto é: Educação a distância.

Critérios para a escolha

Assim como em um curso presencial, ao optar pela educação a distância, alguns itens devem ser observados para garantir um ensino de qualidade e 100% de aproveitamento. Confira:

• Perfil: estudar a distancia requer um aluno mais independente, organizado e disciplinado. Por isso, avalie se você está disposto a se comprometer;
• Instituição reconhecida: conferir no MEC o local e o curso pretendido deve ser um dos passos iniciais. Conversar com quem esteja cursando ou já tenha terminado e pesquisar a reputação da empresa, em sites como o Reclame Aqui, por exemplo, também é importante;
• Aulas presenciais: parte do conteúdo curricular de qualquer curso EAD é feita de modo presencial. Por isso, verifique a localização dos polos de apoio, a estrutura física oferecida e os dias das atividades;
• Laboratórios e biblioteca: para que o aluno aproveite 100% de seu curso, o local precisa disponibilizar material, conteúdo, equipamentos e salas específicas;
• Canal de comunicação: pesquise se a instituição possui um serviço de atendimento para esclarecer dúvidas sobre o curso ou problemas de acesso ao conteúdo das aulas;
• Valor: o custo-benefício de um curso EAD não está só na mensalidade: inclui a economia com locomoção e alimentação; por isso, não se preocupe se o valor chegar a ser próximo ao de um curso presencial;
• Corpo docente: para atuar em curso EAD, os professores devem ter formação superior em sua área de conhecimento e uma qualificação específica para o ensino a distância.

Estudo flexível

As vantagens da educação a distânciaA primeira experiência com a educação a distância do guarulhense Osvaldo Felipe Lucas Gonçalves, consultor ERP Tasy, foi por meio de um curso semi-presencial. Hoje, depois de perceber as vantagens da EAD, ele já cursa sua segunda especialização neste formato. “Optei por causa do custo-benefício, praticidade e flexibilidade. A modalidade possibilita que você organize suas atividades; porém não requer menos dedicação ou organização do aluno; muito pelo contrário. É necessário que você seja mais dedicado e organizado, isso sem contar que nem sempre você tem o auxílio imediato do professor; assim, correr atrás de uma resposta, acaba te fazendo estudar um pouco mais sobre aquele assunto. Tinha muito mais dificuldade com as matérias presenciais, pois, constantemente, precisava ficar até tarde na empresa e, nesta época, ainda nem trabalhava como consultor”, relata.

Ávido por conhecimento e terminando um MBA em gestão executiva de processos, ele já pensa em sua próxima especialização. Porém, vai esperar o curso ser disponibilizado on-line. “Presencial, você precisa gastar com condução, seja automóvel próprio ou transporte público; precisa se arrumar pra sair de casa e as aulas acontecem depois de um dia de trabalho, com o aluno cansado e, muitas vezes, sem condições de aproveitar todo o conteúdo. A distância, você pode estudar de casa, revisar algo no trabalho e até acessar uma matéria em uma cafeteria ou na condução, via celular ou tablet, por exemplo. No meu caso, que trabalho com projetos de consultoria pelo Brasil, isso é ainda mais importante. Neste momento, apesar de residir em Guarulhos, vivo uma ponte aérea entre a cidade e Manaus. Somente dessa forma consigo realizar as atividades normalmente”, finaliza.

Claretiano – Centro Universitário
Rua Santo Antônio, 236, Jardim São Paulo (anexo ao Colégio Virgo Potens) / Centro
Tel.: 3820-0084
claretiano.edu.br

Escola Técnica Ágape
Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 288, Centro / Vila Moreira
Tel.: 2087-1194
www.educacionalagape.com.br

Unicesumar
Rua Coronel Raul Furquim, 171, Jardim Bebedouro (próximo ao 15o. Batalhão)
Tel.: 2464-9998 / 0800-600-6360
www.unicesumar.edu.br

Universidade Braz Cubas – Guarulhos
Avenida Esperança, 176, Centro
Tel.: 2443-1988
www.facebook.com/brazcubaspologuarulhos

 

Quer ler outras matérias da edição 364 da Revista Weekend? Acesse!