O Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria foi contemplado pelo Programa de Eficiência Energética da EDP, distribuidora de energia elétrica da região. Mantida pela Associação Beneficente Jesus, José e Maria, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, a maternidade faz aproximadamente 560 partos por mês, além de contar com diversos procedimentos para mulheres de baixo poder aquisitivo do município de Guarulhos.

A ação da EDP abrange a modernização do sistema de iluminação antigo por lâmpadas LED, que são mais eficientes, econômicas e sustentáveis. Ao todo serão mais de 2 mil lâmpadas substituídas nas áreas internas e externas do Hospital.

Com o projeto implantado será possível reduzir o consumo de energia referente a iluminação economizar 157,7 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 60 famílias. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, já que a durabilidade da lâmpada LED é de cerca de 25 mil horas (cerca de sete vezes mais que lâmpadas incandescentes). O novo sistema também gera menos impacto ambiental  por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

“Para nós, é muito gratificante realizar este projeto no Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria, de Guarulhos, pois conseguimos contribuir diretamente com a redução de gastos com energia. Por meio de nossas iniciativas ligadas a eficiência energética, será possível redirecionar estes recursos ao atendimento da população”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.

A substituição dos equipamentos terá início no mês de outubro, com conclusão prevista para 3 meses. O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos – CPP 001/2017 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Hospital Maternidade Jesus, José e Maria

Inaugurado em 16 de dezembro de 2002, o Hospital Maternidade atende exclusivamente pelo SUS, realizando aproximadamente 560 partos por mês, além de contar com diversos procedimentos para a mulher carente do Município de Guarulhos e região tais como; cirurgia ginecológica, mastologia, mamografia, ultrassonografia e densitometria óssea.

A Maternidade conta com estrutura de alojamento conjunto possibilitando e incentivando o contato da mãe e bebê desde o nascimento e durante toda permanência no hospital e possui também UTI Neonatal, montada com equipamentos de última geração e equipe multidisciplinar para dar assistência aos recém-nascidos graves, prematuros, e de muito baixo peso.

A Associação Beneficente Jesus, José e Maria instalou e implantou no ano de 2011 a UTI para adultos com leitos destinados a pacientes graves do sexo feminino, melhorando significativamente a assistência à gestante de alto risco.