Por Michele Barbosa

Após uma longa pausa, as sais jeans retornaram em looks que vão desde o clássico até o mais descolado. “Acredito que elas nunca deixaram de ser moda e, sim, que houve uma interrupção na produção de novas modelagens por um bom tempo”, explica a consultora de estilo pessoal Juliana Sena.
E não precisa ter medo de ficar com visual ultrapassado. É só saber combinar as peças para equilibrar a composição. Segundo a consultora, o modelo que está em alta é o lápis que pode ser encontrado em lavagens mais claras e escuras. Dependendo, do modelo pode ser usado em ambientes de trabalho mais descontraídos para vestimenta ou no casual day (dia liberado por algumas empresas para usar roupa mais despojada).
Simples e democrática, Juliana afirma que a saia jeans fica bem com várias outras peças: camisa social, regata, blazer, camiseta listrada, camisa xadrez, malhas, tricôs, entre outras. “As minissaias são indicadas para um passeio informal e a maioria dos calçados fica bem com elas: sapatilhas, tênis e sapatos de salto.”

As cantoras Beyoncé e Rihanna aderiram ao estilo e, apesar do comprimento mediano, esbanjam sensualidade.
Outro modelo que veio com tudo e ganhou lugar de destaque nas araras de grifes e lojas de departamento é a saia jeans com botões na frente, que dá a liberdade de escolher o tamanho da fenda, ou até mesmo evitá-la. “Um clássico dos anos 1990 que não deixou de ser moderno.”
Independente do estilo escolhido, é importante lembrar que o tecido jeans é informal por natureza, mas é considerado um clássico. Portanto, se misturada a peças de alfaiataria, pode render looks bem interessantes e inusitados.

Sem medo

Não há muito segredo para usar a saia jeans se pensarmos que ela equivale a outras peças queridas em nosso armário, como a calça e short jeans. “Mas, para deixá-la mais descolada e cool, é interessante acrescentar truques de styling ao look, como por exemplo: escolher uma saia jeans destroyed (rasgadinha) e usá-la com uma camisa mais social e, ao invés de colocar a camisa por dentro da saia, amarrar com um nozinho. Isso trará mais leveza e deixará o look mais atual.
Se o comprimento da saia for midi, que encurta a silhueta, opte por usar sapato na cor da pele, ou seja, escolha o tom nude”.U233P1T1D939527F23DT20140805165703
No escritório, pode-se usar saia lápis e as mais lisas, na altura do joelho, sem rasgos e lavagens elaboradas, contrapondo com peças de alfaiataria.
Para quem quer sair do convencional, alguns modelos são mais amplos ou com modelagens alongadas. “Essas são as que seguem as tendências de moda. De qualquer maneira, a saia jeans é um clássico possível de se continuar usando e segue as mesmas regras das outras peças jeans.”

Dica da consultora:

  • Saia lápis: favorece as pessoas com corpo violão e que gostam de um estilo mais clássico. Pois, normalmente, esse modelo vai até a altura dos joelhos com cintura alta que garante mais elegância.
    Looks: camisa branca, clutch estampada (por exemplo: oncinha) e scarpin pink.
  • Evasê: esse modelo é ótimo para quem quer marcar a cintura e disfarçar os quadris, ele também chega a ser um modelo clássico mas, mais jovial pois, vai trazer movimento ao caminhar.
    Looks: camiseta listrada, bolsa tiracolo e sandália vermelha.