Em sua 90ª edição, Oscar consagra A Forma da Água

Por Mateus Petri

Já em sua 90ª edição, realizada no último domingo, 4, a premiação da Academia de Ciências Cinematográficas tinha tudo para se tornar a grande vitrine do movimento #Time’sUp, que defende os direitos das mulheres da indústria do cinema que já sofreram abusos ou assédio sexual. Com os escândalos que estouraram no final de 2017, a partir do caso Harvey Weistein, era de se esperar que sobrassem momentos de reflexão durante a cerimônia. Para a surpresa de muitos, essa questão, por escolha da própria produção do evento e dos membros da Academia, não atingiu o protagonismo que se era esperado, afinal era uma noite de premiações e celebração, e o #Time’sUp tinha potencial pra deixar toda a festa em um clima pesado e maçante. Claro, o movimento teve a sua hora de expressão, mas nada muito grande.

Pra falar a verdade, até a enorme gafe cometida ano passado durante o prêmio de Melhor Filme foi assunto mais explorado durante a cerimônia, através das piadas do apresentador Jimmy Kimmel e dos convidados que anunciavam os prêmios.

Em uma noite sem grandes surpresas, A Forma da Água atendeu ao favoritismo e se consagrou levando o prêmio de Melhor Filme e mais outras 3 estatuetas (Design de Produção, Trilha Sonora e Direção para Guillermo Del Toro). Já nas categorias técnicas, Dunkirk e Blade Runner 2049 foram os destaques. Me Chame Pelo Seu Nome e Corra! levaram os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Roteiro Original respectivamente, sendo esse último o prêmio mais “incomum” da noite, por se tratar de um filme com temas raciais que mistura comédia, suspense e terror.

Confira a baixo a lista completa dos ganhadores:

Melhor Filme

Melhor Direção

Melhor Atriz

Melhor Ator

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Roteiro Original

Melhor Roteiro Adaptado

Melhor Animação

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Melhor Documentário em Longa-Metragem

Melhor Filme Estrangeiro

Melhor Curta-Metragem

Melhor Curta em Animação

Melhor Canção Original

Melhor Fotografia

Melhor Figurino

Melhor Maquiagem e Cabelo

 

Melhor Mixagem de Som

Melhor Edição de Som

Melhores Efeitos Visuais

Melhor Design de Produção

Melhor Montagem

Melhor Trilha Sonora Original