EMTU e STT fazem acordo para Corredor de Ônibus poder operar

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (11), EMTU/SP e prefeitura de Guarulhos entraram em acordo para iniciar a operação integrada com desconto no trecho Cecap- Vila Galvão do Corredor Guarulhos – São Paulo no dia 19/09.

Para viabilizar o início da operação, a Secretaria de Transportes e Trânsito do município se comprometeu, já na próxima semana, a:

  • completar a ligação e sincronização do sistema semafórico a partir dos novos conjuntos semafóricos já instalados pela EMTU/SP;
  • publicar no Diário Oficial do município determinação que proíbe a circulação e estacionamento de veículos particulares na faixa exclusiva do Corredor;
  • colocar faixas e distribuir folhetos de orientação à população sobre a circulação dos ônibus com porta à esquerda no corredor, tantos os da frota metropolitana como os da frota municipal;
  • transferir a feira–livre junto à parada Timóteo Penteado e o Posto de Entrega Voluntária (PEV) próximo à parada Vila Milton antes de 19/09.

Sobre a energização das paradas do trecho, a EMTU/SP contratou a concessionária EDP Bandeirantes para realizar o serviço. Foram implantados 24 postes de entrada de energia, com medidor. A empresa vai finalizar os serviços e todas as estações devem estar iluminadas neste final de semana.

Um total de 23 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP serão integradas em pontos estratégicos no corredor, propiciando mais mobilidade aos passageiros da região de Guarulhos. Além disso, os usuários contarão com o desconto de até R$ 4,40 no pagamento da tarifa, por meio do Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano).

A linha 802 Terminal Taboão – Metrô Tucuruvi é o serviço principal do novo sistema de transporte, que está operando com nove ônibus, mantendo intervalo médio de 15 minutos nos horários de pico. Nessa primeira etapa, 95 ônibus de porta à esquerda circularão no corredor.