Em palestra realizada nesta quarta-feira, 1º, durante o 12º Café de Negócios do Conselho da Mulher Empreendedora, na ACE-Guarulhos, os empresários que lotaram o auditório da entidade tiveram contato com uma metodologia de vendas que tem o objetivo de mudar a cultura das negociações comerciais e aumentar os resultados.

“É preciso ir além do discurso que prega ‘focar no cliente’. É importante, de fato, fazer com que ele tenha as necessidades atendidas por meio de nossos produtos ou serviços”, explicou Fabio Torres, que é vendedor por opção e responsável pela metodologia EnVendas no Brasil e pela regional do BNI (Business Networking International).

A diretora superintendente do CME-Guarulhos, Aurea Caccia, ressaltou a importância do tema em momento tão complicado da economia nacional. “Muitos empresários não conseguem encontrar meios de aumentar os resultados. E palestras de capacitação como esta auxiliam demais as nossas associadas”, afirmou.

Para Torres, enquanto o foco do vendedor estiver em si, o propósito não é forte o suficiente e toda sua energia será voltada em “sobreviver”. “Dessa forma, ele gasta muito esforço apenas para bater sua meta. É uma situação desgastante tanto para ele quanto para o consumidor.”

O correto, segundo o palestrante, é entender o que o cliente deseja e se colocar à disposição para ajudá-lo a satisfazer esse desejo. Sem abordagem incisiva, mostrando a ele que você possui condições de resolver o problema. “O jogo é fazer o cliente feliz. Como? Por meio de seu produto ou serviço. O trabalho do vendedor deve ser apenas mostrar isso ao cliente”, afirmou. “Se ficar claro que o vendedor não atenderá a necessidade do cliente, o importante é fazer um bom contato. Este cliente indicará o vendedor para outros, com certeza”, completou.

“Eventos do CME com casa cheia já não são novidade aqui na ACE-Guarulhos. Chama atenção a preocupação cada vez maior dessas empreendedoras com o valor agregado que esses encontros precisam transferir aos participantes”, disse o presidente da ACE, William Paneque.

A 12ª edição do Café de Negócios teve, ainda, momentos de interação e networking entre as empresárias presentes e sorteios de brindes da empresa Liz, especializada em moda íntima feminina, representada no evento pela gerente de marketing Renata Fernandes.