Escola de Guarulhos inscrita no Prêmio Professores do Brasil

A E.E. Odete Fernandes Pinto da Silva, do Jardim Bela Vista, está inscrita no Prêmio Professores do Brasil, por iniciativa dos professores Jane Rossi, Anderson Cabrera, Sebastião Duarte e Lucia Almeida, com apoio da diretora, Shirlene Costa, e da equipe gestora.

O projeto Respeito foi desenvolvido na escola, diante da necessidade percebida por eles de que era necessário abordar essa questão, conscientizando os alunos da importância de sua participação como cidadãos, respeitando as opiniões divergentes e o patrimônio público.

“Nós do Odete Fernandes trabalhamos por dois meses um projeto que foca na leitura, na escrita, e no desenvolvimento das atitudes. Foram trabalhados alguns textos sobre o respeito, a igualdade, a esperança, fé e paz, pois só assim conseguiremos que o jovem tenha um futuro melhor. Foi trabalhado dinâmica com os alunos, gravamos vídeos com eles e também colocamos adesivos na escola. O respeito na escola, na família, na comunidade escolar, no transporte e em todo nosso redor é um dever de todo cidadão”, relata Jane Rossi.

Ela conta que o projeto foi aceito para participar do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do MEC e de instituições parceiras, que tem o objetivo de reconhecer, divulgar e destacar o trabalho de professores das mais de 140 mil escolas públicas de todo o País, que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. “Além disso, procura dar visibilidade às boas experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais”, explica.

Os professores participantes sabem da dificuldade de ganhar o prêmio, mas já se sentem recompensados só pelo fato de a inscrição ter sido aceita e pela ânimo que isso desperta nos alunos.

Na foto, Jane, a diretora e o professor Anderson