Escolas ocupadas

Por Jônatas Ferreira | Click Guarulhos

A polêmica em torno das escolas estaduais paulistas começou quando a Secretaria de Educação divulgou, em setembro, ampla readequação no sistema de ciclos das escolas. A partir de 2016, a proposta do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Educação, Herman Woorvald, é que cada unidade das 1.464 incluídas na nova configuração ofereça apenas um ciclo – ensino fundamental 1, para crianças do 1º ao 5º ano; ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano; ou ensino médio, o que resultará no esvaziamento de 94 unidades; são seis em Guarulhos. A Secretaria informa que algumas delas serão cedidas a prefeituras para instalação de creches e outras serão transformadas em escolas técnicas.
Professores, estudantes e pais mobilizaram-se para protestar, alegando que a intenção do governo não é melhoria e sim reduzir gastos. O governo marcou a data de 14/11 para ouvir as famílias, mas como não voltou atrás na decisão, os manifestantes iniciaram as ocupações das escolas. Até o fechamento desta edição, cerca de 150 unidades foram ocupadas, segundo a Secretaria. O Tribunal de Justiça negou pedido de reintegração de posse feito pelo Governo Estadual.

Em Guarulhos

Alayde Maria Viente

A primeira ocupação em Guarulhos aconteceu no dia 19/11 em protesto contra o fechamento da E.E. Alayde Maria Viente, na região dos Pimentas. A escola faz parte das 94 que serão utilizadas para outros fins educacionais. A manifestação contou com a presença de políticos, como a vereadora Marisa de Sá (PT), que desde o início se mobiliza contra a reorganização. Alunos tiveram apoio dos pais para permanecer no local.

Alice Chuery

A primeira tentativa de ocupação da Escola Estadual Alice Chuery, na vila São Jorge, aconteceu no dia 16/11, mas após conversa pacífica, os alunos liberaram o prédio e as aulas seguiram normalmente. Porém, na terça-feira, 24, a unidade foi ocupada por alunos, com apoio de professores e membros do movimento, formado por entidades como UEE (União Estadual de Estudantes), Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) e Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual.
A escola receberá os alunos do ensino fundamental 2 (6º ao 9 ano); o ensino médio será transferido para a E.E. Vereador Antônio de Ré, no bairro do Macedo, distante cerca de um quilômetro.

Conselheiro Crispiniano

A ocupação de umas das escolas estaduais mais conceituadas em Guarulhos aconteceu no dia 23/11. Os alunos do ensino médio serão transferidos para a EE Frederico Barros Brotero. O caso teve repercussão, pois a diretora foi acusada por alunos de agressão verbal e gestual no momento da manifestação.
Ana Maria Baptista, diretora da unidade, afirmou que o professor do movimento havia garantido que não haveria “invasão, arrastão ou ocupação” no Conselheiro, uma vez que isso vinha acontecendo apenas nas escolas que estão fadadas a fechamento. Ela afirma que fez o gesto após ter sido ofendida verbalmente por um militante.
Os deputados estaduais Alencar e Auriel e o vereador Marcelo Seminaldo, bem como a vereadora licenciada e secretária de Assistência Social, Genilda Bernardes, todos do PT, estiveram presentes no ato.

Saresp e Fuvest

O exame que mede o nível de aprendizado dos alunos paulistas e serve como parâmetro ao cálculo do bônus de professores e funcionários (Saresp) foi suspenso nas escolas ocupadas.
Já o vestibular da Fuvest que acontecerá neste domingo, não terá mais o Conselheiro como um dos locais de prova. Os 848 candidatos foram realocados para a Universidade Guarulhos (UNG).

A favor

Assim como há alunos ocupando as escolas por serem contrários, há os que apoiam a reorganização, por entender que permitirá estratégias específicas focadas na idade do aluno, assim como ambientes mais propícios a cada nível de ensino. Em Guarulhos, há uma página no Facebook, Reorganização Escolar – Guarulhos Sul.

Organização

Nas redes sociais uma planilha está sendo divulgada com a lista de escolas ocupadas, data, localização e necessidades dos alunos, que variam desde alimentos até equipamento de som. Confira: https://goo.gl/BQRKNr