Escorpiões serão tema de oficina no Zoo na quinta-feira

Pequenos, mas extremamente perigosos, os escorpiões serão tema de oficina gratuita oferecida pela Prefeitura de Guarulhos, no Zoológico Municipal, no Jardim Rosa de França, na quinta-feira (6), em duas edições, às 9h e às 13h. As oficinas abordarão as principais características dos animais, locais preferidos, proliferação nas cidades, prevenção e formas de socorro em caso de contato. A participação é livre para adultos e crianças.

Durante o encontro, serão abordadas características gerais desses animais, porém com maior atenção às espécies envolvidas em maior número de acidentes com humanos na região Sudeste do País, como explica a bióloga do Zoo, Flávia Queiroga. “Na nossa região, predominam o escorpião amarelo e o marrom, ambos com veneno bastante forte que causam muita dor e que, em alguns casos, podem até mesmo levar à morte. Vamos explicar como evitar estes animais e como socorrer eventuais vítimas de picadas”, afirma Flávia.

A oficina sobre escorpiões faz parte da agenda de atividades de setembro do Zoológico de Guarulhos, que segue até dia 27 com diferentes atividades educativas de manhã e à tarde. A equipe de Educação Ambiental do Zoo recebe grupos de estudantes, idosos, entre outros. Nestes casos, é necessário agendar com antecedência, pelo email: eambiental.zooguarulhos@gmail.com.

Confira a programação das demais oficinas:

11/9 – 9h e 13h: O lobo-guará e sua importância para o Cerrado (comemoração ao Dia do Cerrado)

13/9 – 9h e 13h: Tamanduá-bandeira e o atropelamento de fauna

14/9 – 9h e 13h: O mundo dos insetos

19/9 – 9h e 13h: Construção de um terrário

21/9 – 9h e 13h: Sua excelência, o pau-Brasil (comemoração ao Dia da Árvore)

25/9 – 9h e 13h: Pintando no zoo – aves que encantam

26 e 27/9 – 9h 3 13h: Tráfico e caça: ações antrópicas nocivas à biodiversidade