Escritora Fernanda Young morre aos 49 anos vítima de parada cardíaca em MG

A escritora, roteirista, apresentadora de TV e atriz Fernanda Young morreu na madrugada deste domingo, 25, no sítio da família na cidade de Gonçalves (MG), por volta das 3 da manhã. Uma crise de asma teria desencadeado uma parada cardíaca.

Amigos e familiares estão consternados com a notícia. O enterro será às 16h15, no Cemitério de Congonhas, em São Paulo.

Fernanda tinha apenas 49 anos e deixa o marido, Alexandre Machado, e quatro filhos: as gêmeas Cecília Maddona e Estela May, de 19 anos, Catarina Lakshimi, de 10 anos, e John Gopala, também de 10 anos.

Seu último trabalho, a peça “Ainda Nada de Novo”, em que iria contracenar com a atriz Fernanda Nobre, estava com estreia marcada para o dia 12 de setembro, em São Paulo.

Nascida em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, Fernanda Young ganhou projeção nacional com o roteiro do seriado “Os Normais”, que foi exibido pela TV Globo no início dos anos 2000. O texto, escrito em parceria com seu marido, Alexandre Machado, narrava a vida do casal Rui e Vani, interpretados por Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres.

Lançou o seu primeiro romance, Vergonha dos Pés, em 1996. Continuou carreira de sucesso na literatura com títulos como À Sombra das Vossas Asas (1997), Carta Para Alguém Bem Perto (1998) e As Pessoas dos Livros (2000).

Entre 2002 e 2003, apresentou o programa Saia Justa, da GNT, ao lado de Rita Lee, Mônica Waldvogel e Marisa Orth. Na mesma emissora, comandou o Irritando Fernanda Young, programa de entrevistas que ficou no ar entre 2006 e 2010.

Fernanda foi indicada a dois Emmys internacionais, pelos seriados Separação?! (2010) e Como Aproveitar o Fim do Mundo (2012). Também escreveu e atuou na série de comédia Surtadas na Yoga, ao lado de Flávia Garrafa e Anna Sophia Folch, que a mesma GNT produziu entre 2013 e 2014.

Na TV, seu trabalho mais recente foi na série Shippados, lançada pelo streaming Globoplay e estrelada por Tatá Werneck, Clarice Falcão e Eduardo Sterblitch.

Em nota divulgada na tarde deste domingo, o Grupo Globo confirmou que Fernanda Young morreu em decorrência de complicações respiratórias, depois de uma crise de asma.

*Com informações da Revista Veja, UOL e Agência Brasil