Espalha Fatos – 11/10, por Sergio Lessa

Debate entre Guti e Eli

Peleja

Faltando 19 dias para o segundo turno das eleições, veículos de comunicação e entidades começam a divulgar as datas que realizarão seus debates eleitorais entre os candidatos a prefeito de Guarulhos. O primeiro deles será na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, no canal de televisão Record News. Já no dia 19, a rádio Band News FM organiza o encontro. Em seguida no dia 24, a TV Câmara Guarulhos apresentará mais uma batalha entre os prefeituráveis. No dia 27, a Associação Comercial (ACE) reúne novamente os adversários. Por fim, o G1, portal de notícias da Globo, já confirmou a execução, mas ainda não divulgou a data. Não precisamos nem dizer que o eleitorado guarulhense aguarda a presença dos dois candidatos, né? Por favor!

Viúvas do poder?

Após derrota acachapante nas urnas, o candidato a prefeito do PT, Elói Pietá, divulgou vídeo nas redes sociais onde diz que votará em branco, mas que não se importa que a militância petista vote em Guti ou Eli. Pietá garante que independente de quem vença o segundo turno, o PT será oposição, pois um dos candidatos não conhece a cidade e seus problemas e o outro não tem experiência e não conhece as soluções. Pelo jeito só eles que são os caras.

SQN

Só que não! Depois de 16 anos no comando de Guarulhos, o PT entrega a cidade falida para o próximo prefeito. De 8° PIB caímos para 13° e de 2° maior arrecadador do estado para 4°neste período. Com o calote aos credores, precariedade na saúde, esporte, educação, segurança e muitos outros segmentos, bem como com uma arrecadação fantástica de mais de R$ 4 bilhões, surge a pergunta que não quer calar: Cadê o dinheiro que estava aqui? Pelo jeito a gritaria será grande quando começarem as auditorias em todas as pastas no ano que vem. Tem gente que já está perdendo o sono e os segundos não param: tic, tac, tic, tac…

Primeira do segundo

Foi apresentada na manhã de ontem, a primeira pesquisa eleitoral realizada na cidade visando o segundo turno. A rádio Jovem Pan divulgou resultado do Instituto Paraná que aponta o candidato a prefeito Guti (PSB) em primeiro lugar nas intenções de voto do eleitorado guarulhense, bem a frente de Eli Corrêa Filho (DEM). O levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 de outubro e, de acordo com os números, Guti tem 47,9% na pesquisa espontânea, enquanto seu adversário apresenta 11,1%. Já na pesquisa estimulada (quando mostra os nomes dos candidatos), Guti tem 61,3% e Eli 18,8%.

Ficha técnica

Na pesquisa do Instituto Paraná foram recolhidos dados de 800 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP- 00936/2016. A amostragem atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para mais ou para menos. Na rejeição dos candidatos, o democrata aparece em primeiro com 56,4%, enquanto Guti tem apenas 22,8%.