Espalha Fatos – 20/01

Sem atropelos

O prefeito Guti deverá conversar pessoalmente hoje com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Taiar, para saber detalhes sobre a operação da pasta que resultou na lacração do imóvel onde funcionava uma loja de personalização de camisetas juntamente com um veículo de comunicação da cidade. Por não estar em Guarulhos durante todo dia de ontem, Guti acompanhou a polêmica de longe, mas garantiu que após os esclarecimentos tomará a decisão que for mais justa: “Sei que o SDU começou uma força tarefa para a regularização dos estabelecimentos comerciais. Esses boatos de que foi tudo armação do novo governo para retaliar e censurar o jornal ali instalado não procede. Não tenho como controlar todas as ações do secretariado. Se tivermos assuntos polêmicos, tenho de saber antes, mas sinceramente eu só soube deste caso depois que aconteceu”, declarou.

Defesa

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Taiar, desmente notícia publicada num jornal da cidade, dando conta de que teria recebido ordens de superiores para lacrar o periódico: “As ações de fiscalização e regularização dos estabelecimentos comerciais estão ocorrendo desde o dia 2 de janeiro. Vários imóveis já foram lacrados este ano. Estamos fazendo o nosso trabalho sem distinção. Se uma empresa está com problemas em sua documentação tem de arrumá-la. Em momento algum o prefeito Guti falou comigo sobre esse caso específico. Ele não tinha conhecimento. A verdade é que estão usando a ação do SDU para criar um factóide político, já que o proprietário do veículo de Comunicação é ligado ao deputado Eli Correa Filho (DEM), que perdeu a última eleição municipal”, afirmou.

Correndo atrás

O prefeito Guti esteve fora de Guarulhos durante toda 5ª feira (19). Dois compromissos estavam em sua agenda. O primeiro levou-o até Brasília para pleitear verbas federais em vários ministérios. Em seguida voou para Goiânia onde foi conhecer de perto os trabalhos realizados no Hospital de Urgências da cidade (Hugo), que se tornou referência no Planalto Central por ter saído do caos para a excelência no atendimento à população: “Apesar da grande quantidade de trabalho em Guarulhos fiz questão de ir pessoalmente à Capital Federal para literalmente passar o chapéu entre os ministros. Guarulhos precisa de tudo. Já em Goiás conheci de perto um excelente trabalho que mudou a cara da Saúde na região. Levaremos essa experiência de sucesso para o povo guarulhense”, afirmou.

O outro lado

A assessoria de Imprensa do Poupatempo confirmou por meio de nota que o equipamento público em breve será instalado no Shopping Internacional. De acordo com o texto, o novo local é excelente para a população devido ao fácil acesso. Segundo foi informado, o motivo da não renovação do contrato de locação se deve a condições previstas em lei não atendidas pelo proprietário do imóvel atual. A Assessoria afirma que a troca de endereço vai gerar uma economia para os cofres públicos estaduais, pois o Poupatempo deixará de pagar aluguel para se instalar num local que será isento dessa cobrança e do próprio condomínio, pois o shopping vai bancar não só isso, mas também toda a despesa de mudança e adequação do espaço. Apenas as contas de água e energia ficarão por conta do Poupatempo.