Espalha Fatos – 20/09

Em mãos

A comissão organizadora do debate que será realizado na Câmara Municipal entre os candidatos a prefeito de Guarulhos entregou na tarde de ontem os convites para os 9 prefeituráveis da cidade. O evento, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 14h e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 7 da Net) e pela Web TV no site www.camaraguarulhos.sp.gov.br, será fechado ao público, mas poderá ser assistido também pela população por meio de outros veículos de Comunicação parceiros que farão a transmissão simultânea.

Formato

O debate será dividido em cinco blocos. Na abertura do 1º bloco teremos a apresentação das regras e posteriormente dos candidatos que responderão a uma pergunta única feita para todos pelo mediador. Já no 2º bloco, os prefeituráveis fazem perguntas entre si, com temática livre e ordem por sorteio. Na 3ª parte do evento, jornalistas da cidade farão questões diretas aos candidatos, sendo que na sequência teremos a segunda rodada de perguntas entre os concorrentes, fechando assim o 4º bloco. Por fim, no 5º e último bloco teremos as considerações finais de cada participante. A estimativa é de que o debate tenha 3 horas de duração.

Regras

Os 9 candidatos a prefeito deverão comparecer ao plenário da Câmara Municipal com no mínimo 30 minutos de antecedência ao debate. Caso não compareçam até as 13h30 do dia 26 serão considerados desistentes. A medida se dá pela necessidade de ajustes técnicos, pois o debate começará em ponto às 14h. Somente será liberado o acesso às galerias de três assessores (ou do candidato a vice, mais dois) de cada candidato para participarem do debate, sendo que apenas um deles poderá ficar sentado no plenário próximo a seu prefeiturável. Os demais ficarão nas galerias.

Contato

Os três assessores escolhidos poderão falar com os candidatos nos intervalos dos blocos durante cinco minutos, para orientação. Não serão permitidos apartes e manifestações de outros quando o candidato estiver fazendo uso do seu tempo. O mediador interromperá o candidato, se necessário, quando o tempo acabar. Haverá possibilidade de réplicas e tréplicas no segundo, terceiro e quarto blocos. Não serão permitidas ofensas a candidatos, nem citação de questões referentes à vida particular de cada concorrente ou à de sua família.

Direito de resposta

Uma Comissão Julgadora, composta por juristas da própria Câmara e um representante da OAB, analisará pedidos de direito de resposta durante o programa. Os possíveis pedidos deverão ser solicitados durante o intervalo subseqüente pelo próprio candidato e/ou sua assessoria. Em caso de solicitações deste tipo no 5º e último bloco, o direito de resposta deverá ser solicitado de forma imediata (ainda no decorrer do debate) e estará garantido ao final do evento. As regras serão apresentadas oficialmente aos candidatos e seus representantes na próxima quarta-feira, dia 21, às 10h, no plenário da Casa durante reunião de detalhamento.