Estância de São Pedro: bela, acolhedora e cheia de desafios

Tradicionalmente conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro. Localizada no interior de São Paulo, cerca de 200 quilômetros da capital paulista, a cidade de 34,5 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri.

Ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.
Com sua área urbana cortada pelos ribeirões Pinheiro e Samambaia, São Pedro é berço do rio Jacaré-Pupira. Está a 580 metros do nível do mar e tem a seu favor um clima ameno e agradável que dura quase o ano todo. No alto da serra, as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde.

É lá que fica o penhasco Cruzeiro do Facão, a destilaria da famosa Cachaça da Diretoria, o antiquário Vila Del Capo, a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano, e também a centenária Igreja Presbiteriana Boa Vista do Jacaré – uma das primeiras do Brasil.

Além da Rampa de Voo Livre, a estância é conhecida por um dos seus mais belos cartões postais, o Parque do Cristo Aureliano Esteves, onde o turista pode apreciar a vista pelo alto e, em dias claros, enxergar municípios vizinhos, como Piracicaba e Rio Claro.
Entre os atrativos culturais e históricos, destaca-se o Museu Gustavo Teixeira, que homenageia renomado poeta da cidade. No Boulevard Dona Hermelinda há uma feira de artes e artesanatos locais. Na Feira do Produtor, no bairro Santa Cruz, nas manhãs de sábado os moradores da área rural vendem produtos hortifrutigranjeiros, queijos, doces artesanais – e também tem moda de viola.

Ainda na zona urbana é possível fazer caminhada e exercícios físicos no Parque Maria Angélica Manfrinato. Além do clima agradável produzido por diversas espécies de árvores, há um lago, quiosques, fonte de água mineral, parque para as crianças e loja da Associação de Artesãs de São Pedro, a Art’s Trama.

Entre os principais eventos, São Pedro é conhecida pelo tradicional Carnaval da Família, a Paixão de Cristo, quermesses, Encontro de Motociclistas, São Pedro Adventure – competição de esportes radicais – e a Semana Gustavo Teixeira.

A gastronomia é outro atrativo. Há várias opções, desde luxuosos jantares servidos nos hotéis até a comida caipira feita em fogão a lenha nos restaurantes e pousadas. E, para quem gosta da sobremesa, o doce de jaracatiá, fruta típica da região, colhida apenas no mês de fevereiro, é algo que o turista não pode deixar de experimentar.

Mais informações pelos sites: www.saopedro.sp.gov.br e www.saopedro.com.br ou no facebook.com/prefeituradesaopedro.