Estilo dark romance, um pretinho nada básico

Por Tamiris Monteiro

Já ouviu falar em roupas no estilo dark romance? Para quem não conhece, talvez, a primeira impressão que se tenha é a montagem de um look total black, bem carregado. Mas a identidade visual de uma composição romântica dark pode ser bastante elegante e sensual, dependendo das peças escolhidas.

O estilo dark romance é caracterizado por prints e cores que lembram a estética vitoriana, com florais e laços românticos. Basicamente, é uma releitura da tradicional estampa florida com fundo escuro e, embora o floral seja uma das opções mais usadas pelas mulheres, o romântico dark inclui outros elementos. “A tendência tem um olhar gótico delicado, misturado à ideia de conto de fadas. Usa-se muita transparência, detalhes rendados e veludos com efeito molhado. No entanto, trata-se de um modismo vinculado à tendência. É passageiro e intenso”, explica a designer de moda Natalia Mariussi.

34030-28326_ZM_9Quanto aos acessórios, a designer ainda sugere itens na cor preta e calçados que remetam ao estilo, como o uso de ankle boots, botas de cano longo e delicadas no bico, e sandálias pretas de veludo. Outra ideia é apostar em lenços. Uma peça com prints florais escuros, por exemplo, fica muito bem se usada por cima de um look all white, principalmente se for de alfaiataria.

Por aqui, o período de frio já acabou e muitas peças no estilo dark romance foram vistas nas araras das lojas, mas engana-se quem pensou que fosse o fim da tendência, pois, ao que tudo indica, as estampas floridas com fundo escuro prometem ser uma das trends do Inverno internacional 2016. Isso porque a estética vitoriana apareceu nas coleções de consagradas marcas gringas como Dolce & Gabbana, Alexander McQueen e Erdem.

Vale lembrar que não é preciso um look over para aderir ao estilo gótico romântico. Esqueça aquela ideia de uma composição toda preta ou a de uma saia escura com uma camisa florida de fundo preto. É possível harmonizar peças claras e apostar em acessórios. “Para obter um visual no estilo dark romance, dá para usar transparências e tecidos sofisticados, como uma renda. A delicadeza de uma renda juntamente com a intensidade do preto resulta em um visual sofisticado, elegante e chamativo. Outra opção é usar peças como batas leves e modelos mais angelicais na cor preta, cinza e em tons mais sombrios”, afirma Natalia.