Estilo europeu, doce brasileiro, essência guarulhense

Por Amauri Eugênio Jr.
Foto Rafael Almeida

A esquina das avenidas Papa João XXIII e Doutor Renato de Andrade Maia é uma das mais emblemáticas da região central da cidade, não dá para negar. Além disso, o Bosque Maia está a alguns metros desse ponto e, sendo assim, caminhar naquela região é uma atividade agradável. E se a esquina nas duas avenidas já chamava a atenção só pela localização em si, agora há mais um motivo para o lugar ser mais atrativo – e doce. Bem ali está situada a Senhorita Brigadeiro, a primeira brigaderia gourmet da cidade.
Ao entrar na casa, a impressão que se tem é de que, mais do que degustar os produtos vendidos na loja, o frequentador aproveitará uma experiência única. A decoração, composta por papéis de parede com flores e móveis com estilo retrô, marcada pela sutileza em cada detalhe, torna o ambiente agradável. E outro fator que pesa nesse contexto é a essência da brigaderia, cujo mote está em proporcionar aos clientes uma sensação diferente da habitual. “A nossa prioridade é servir qualidade”, explicam as irmãs Andreia Andrade Abreu e Patrícia Andrade de Souza, proprietárias da Senhorita Brigadeiro.

Oportunidade nos detalhes

O ponto de partida para abrir uma brigaderia surgiu da vontade de mudar de ares profissionais. “Eu tenho uma transportadora, estava descontente com o ramo, e queria trabalhar com algo que trouxesse prazer e reconhecimento. Vi que existia potencial nesse segmento [de brigaderias gourmet], assim como público com paladar exigente”, conta Andreia. Não é para menos: o chocolate usado para fazer os brigadeiros é belga; o chocolate quente, de Campos do Jordão; e o masala chai, bebida indiana à base de chá preto, leite e ervas, é importado.
Você se lembra de que, ainda no início desta reportagem, a proposta da casa é oferecer aos clientes uma experiência diferente do convencional? Pois bem, mais do que colocar à disposição dos frequentadores produtos de qualidade indiscutível, o objetivo é fazer com que se sintam em casa. E isso está presente em cada detalhe do ambiente. “A gente quis fazer um ambiente acolhedor. [Isso está nítido] até nas xícaras: a gente não quis colocar logotipo e fazer nada padronizado. Um cliente que vem aqui diz ‘Gosto das porcelanas de vocês, pois as tenho em casa’. Essa foi a proposta que a gente quis trazer, e o nosso intuito hoje é fazer da loja um ambiente que também pode ser aproveitado pelos clientes”, detalham Andreia e Patrícia.

Mais que brigadeiros

A casa coloca à disposição mais de 20 sabores de brigadeiros gourmet. A variedade é tanta que já resultou até uma situação curiosa – e deliciosa. “Um cliente não gostava de chocomenta. Um dia, demos por acaso um brigadeiro e ele provou. Ao perguntar do que era, ele disse que odiava menta, mas [o doce] estava divino. E ele começou a comprar só chocomenta”, comentam as irmãs.
Além dos brigadeiros, a casa oferece bebidas, como o Masala Chai, cafés Mocca, Espresso e Cappuccino; o chocolate quente Suisse; e as geladas, que são o Iced Cappuccino e o Mud Frape. É possível saborear também os cookies americanos; a torta de leite Ninho com ganache belga; o bolinho da Madeira, que leva vinho do Porto, nozes e amêndoas; e os salgados, como a torta e o quiche de palmito.

Rua Osasco, 166, Parque Renato Maia.
4803-2000. facebook.com/Brigadeiro.Srta