Além de todos os transtornos causados pela chuva em diversos bairros de Guarulhos neste sábado, outra consequência foi a necessidade de cancelar os desfiles que seriam realizados nesta noite.

Segundo o secretário de Cultura do município, o vereador licenciado Edmilson Souza, os estragos decorrentes da chuva impediriam que os desfiles ocorressem com segurança, além do que equipamentos de som e iluminação foram arrastados pela enxurrada, bem como danificado o gerador de energia. Uma árvore também foi atingida.

“Preferi determinar que tudo fosse desligado, para evitar algum problema maior. Lamentamos pelas pessoas que prepararam tudo com muito zelo e não poderão apresentar-se, mas não podíamos colocar em risco a segurança de todos e também seria quase impossível que tudo transcorresse perfeitamente, com tantos danos. A chuva foi muito intensa; só vendo para crer”, argumentou.

Indagado se estão garantidos os desfiles previstos para amanhã, Edmilson respondeu com cautela: “Assim que houver condições, nas primeiras horas do dia, uma equipe técnica irá verificar as condições. Cremos que será possível apresentar um ótimo carnaval para os guarulhenses, com segurança.

Quanto a se os blocos e escolas que iriam desfilar neste sábado poderão apresentar-se no domingo, o secretário descartou: “Infelizmente, não será possível, pois o tempo é escasso, todo comprometido com os desfiles já marcados para o domingo”, concluiu.

Vale lembrar que Guarulhos – com dívidas de fornecedores elevadas – gastou mais de R$ 5 milhões para custear parte das despesas das escolas de samba e blocos de carnaval.