Estudantes exercem por um dia o papel de vereador

Trinta e quatro alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do Município passaram pela experiência de exercer por um dia o papel de vereador. A última etapa do projeto Parlamento Jovem, realizada na tarde desta quarta-feira, 22, na Câmara de Guarulhos, teve diplomação dos parlamentares mirins, eleição de mesa diretora, leitura, defesa e votação de projetos de lei, enfim, boa parte do rito de uma Sessão Ordinária convencional.

Os alunos foram selecionados pela qualidade dos projetos que apresentaram durante a fase de inscrição, engajando-se em partidos temáticos, de acordo com o assunto que escolheram abordar. Tiveram a ajuda até de colegas na função de assessores. No total, 120 estudantes se candidataram ao cargo.

 

Virada cultural

Durante a Ordem do Dia, os projetos foram apresentados por bloco. O Partido da Cultura, por exemplo, pediu a instituição da virada cultural em Guarulhos; Direitos Humanos sugeriu a garantia total da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida às ruas asfaltadas e calçadas até 2020; na Educação, um aluno quer o início do dia letivo nas escolas depois das 8h30 da manhã; e no Partido da Saúde, um projeto obriga a realização da vacinação contra HPV, gratuita e obrigatória, para meninas de 11 a 18 anos.

Oportunidade

A aluna Maria Eduarda Amaral Perez, da Escola Estadual Professora Emília Anna Antônio, estava entusiasmada com o evento: “Foi uma oportunidade maravilhosa, nós jovens gostamos participar, de nos impor, de fazer diferença na sociedade”, afirmou. Maria Eduarda foi eleita presidente da Câmara, coordenou os trabalhos da Sessão e, pelo visto, gostou da experiência: “Foi emocionante, não sei o que a vida reserva pra mim, mas quem sabe, mais madura, eu acabe virando vereadora de verdade”,

No site da Câmara (www.camaraguarulhos.sp.gov.br) há um link para o Parlamento Jovem com a relação das escolas, alunos e projetos participantes do evento, entre outras informações: http://bit.ly/201riVC. Confira também a relação de todos os projetos votados acessando o link:http://bit.ly/1McoYHr