Faixa exclusiva de ônibus na av Faria Lima

Com essa, Guarulhos ganha a quinta faixa exclusiva de ônibus, que entra em operação a partir deste sábado, dia 18, na avenida Brigadeiro Faria Lima, sentido bairro/Centro, na região do Cocaia. Medindo 3,6 km de extensão, a via terá velocidade regulamentar de 40 km/h e o horário de funcionamento será de segunda a sexta das 6h às 20h e aos sábados entre 6 e 13 horas.

São 27 pontos de embarque e desembarque na avenida, que contam com sete linhas municipais, sendo uma do sistema Noturno, além de três linhas intermunicipais. No total, 49 mil usuários serão beneficiados com a nova faixa exclusiva que dará um ganho de 10 minutos inicialmente no tempo de viagem.

Desde o início desta semana, a nova faixa exclusiva já está em operação assistida, com os ônibus utilizando o local indicado em determinados horários, observados por agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito.

A partir de sábado, depois de a medida ser publicada no Diário Oficial do Município, ela passa a valer e os motoristas que utilizarem a faixa nos horários exclusivos dos ônibus podem ser multados.

A avenida passou por um processo de revitalização da sinalização horizontal e vertical, com implantação de novos semáforos e retirada dos refúgios (ilhas) ao longo do percurso para aumentar a segurança de pedestres e motoristas.