Feira de Robótica do Colégio Jardim Paulista terá foco em acessibilidade

Iniciativa do Colégio Jardim Paulista, de Guarulhos, tem como objetivo usar as novas tecnologias para incentivar projetos que facilitem a locomoção de pessoas com deficiência

O Colégio Jardim Paulista de Guarulhos, uma das mais tradicionais instituições de ensino da cidade, promove, no próximo dia 16 (sábado), uma feira de robótica sustentável para os alunos do ensino fundamental. O evento, aberto ao público, tem como temática a inclusão na sociedade de pessoas com deficiência, e tem como objetivo usar as novas tecnologias para desenvolver projetos que facilitem a locomoção de pessoas com deficiência, bem como usar esses mecanismos para fortalecer os resultados do aprendizado.

Durante a feira, alunos, coordenadores e professores transformarão a escola em espaços temáticos, realizando atrações interativas que mostrem a evolução da acessibilidade nos dias atuais. Neste ano, os alunos pesquisaram e elaboraram trabalhos relacionados com os temas propostos dentro das salas de aula e vão apresentar uma ideia revolucionária ou melhorar a “aplicabilidade” de ideias que já estão em operação.

Inspirados no tema, os alunos criaram projetos compatíveis com o conteúdo programático do seu ano letivo, como acessibilidade nas escolas e no esporte, mobilidade e obesidade, piso tátil, adaptações no transporte público, novas necessidades automotivas, deficiência visual, cinco sentidos e transformações no mundo do trabalho.

“A robótica ajuda os alunos a desenvolverem várias habilidades e competências que contribuirão com a descoberta de soluções inovadoras e eficientes para o presente, para o futuro e, sobretudo, para a vida em sociedade”, explica Jane Targino Barradas, diretora do Colégio Jardim Paulista.

“O grande diferencial é que neste ano estamos trabalhando com uma robótica sustentável, usando materiais recicláveis para desenvolver projetos que vão auxiliar e beneficiar os cidadãos com mobilidade reduzida”, finaliza Jane.

Todas as turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental participarão da feira e os projetos serão desenvolvidos pelos próprios alunos, que receberão certificados. A feira de robótica, que contará ainda com a participação dos alunos do ensino infantil e do médio, acontecerá no próximo sábado, dia 16.

Serviço:

  • Feira de Robótica
  • Quando: sábado, dia 16
  • Horário: das 9h às 12h
  • Local: Colégio Paulista
  • Endereço: Rua Araguacema, 86 – Jardim Paulista – Guarulhos
  • Custo: entrada gratuita