Por Jônatas Ferreira

Com uma farta lista de espera para as telinhas, o novo ano chegou com a promessa de filmes que irão lotar as salas de cinema. Os longas de super-heróis dos quadrinhos lideram os lançamentos, mas as sequências e novidades não ficam de fora. Prepare a pipoca e confira os mais esperados para 2016.
Os filmes estão em ordem de lançamento, estando sujeitos a alterações da estreia. Alguns ainda não têm data definida:

O Regresso

Com data prevista para o dia 4 de fevereiro, Leonardo DiCaprio atua como um justiceiro que atravessa os Estados Unidos para buscar vingança. O filme já angariou três importantes vitórias no Globo de Ouro 2016, além das 12 indicações que recebeu para o Oscar.

Deadpool

Violento, erótico e debochado, anti-herói tagarela e das piadas politicamente incorretas da Marvel, Deadpool, tem tido boa aceitação do público com os trailers. Resta aguardar até o dia 11 de fevereiro, data de lançamento do filme, para conferir o resultado.

Batman vs. Superman: A Origem da Justiça

O longa figura entre os mais aguardados para este ano. Os detalhes não são muitos, mas os poucos são o suficiente para deixar os fãs ansiosos; afinal, quem não quer ver o encontro das duas maiores lendas da DC Comics no confronto do século?
Com 200 milhões de dólares investidos para a produção do filme, o resultado você poderá conferir no dia 24 de março.

Capitão América: Guerra Civil

Mais uma vez, os heróis entram em conflito; dessa vez, os da Marvel. A Guerra Civil colocou Capitão América e o Homem de Ferro em lados opostos de uma lei que obriga super-heróis a se submeterem ao controle do governo americano.
Apesar de ser um filme solo do Capitão, a história é sequência de “Vingadores: Era de Ultron”, e traz os heróis que conquistaram milhares de fãs na franquia “Os Vingadores”, com exceção de Thor e Hulk – falta compensada com a presença de Homem-Aranha, Homem-Formiga, Pantera Negra e outros. A estreia está prevista para 28 de abril.

X-Men: Apocalypse

A franquia de X-Men volta às telinhas seguindo a cena pós-crédito do último filme lançado, “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Agora, o ancestral dos mutantes, En Sabah Nur, o Apocalypse, retorna de seu sono desiludido com o estado em que o mundo se encontra e recruta mutantes poderosos para a purificação da Terra. Se ele vai conseguir ou não, você confere no dia 27 de maio.

Esquadrão Suicida

Um filme destinado aos antagonistas dos famosos heróis das séries em quadrinho da DC, que foram reunidos pelo governo para realizar missões consideradas impossíveis, em troca da redução de suas penas. Mais um elenco de peso, como Margort Robbie, Will Smith, Ben Affleck, Jared Leto e muitos outros, nos papéis emblemáticos dos vilões. Com uma soma dessa, não resta dúvidas que o filme estaria entre os mais aguardados de 2016. Sua estreia é prevista para 5 de agosto.

Animais Fantásticos e onde habitam

Muitos fãs de uma das franquias mais rentáveis do cinema choraram com o término da Saga “Harry Potter”, em 2011. Mas enganou-se quem pensou que J.K. Rownling e a Warner deixariam de lucrar com ela. O universo do bruxinho mais famoso das telinhas voltará aos cinemas com a adaptação do livro homônimo, escrita pela autora da série, e se passará 70 anos antes das aventuras conhecidas, com foco no magizoologista Newt Scamander. O filme estreia em 17 de novembro.

Procurando Dory

A animação é sequência de um dos maiores sucessos de estúdio da Pixar, “Procurando Nemo”, lançado em 2003. Agora, o foco fica para a esquecida Dory, a peixinha azul, que roubou a cena no filme original. Com lançamento para 16 de junho, espera-se que pais e filhos lotem as salas de cinema, repetindo o sucesso de seu antecessor.

Warcraft

Esse é o primeiro filme baseado no maior MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) do mundo, World of Warcraft.
O longa será baseado no conflito entre a Aliança – seres humanos – e a Horda – orcs –, como no jogo, e promete lotar as salas de cinemas com fãs da aventura. Escolha seu lado e prepare-se para o confronto que está previsto para junho.

Star Wars – Rogue One

Baseado no sucesso da rentável franquia de Guerra das Estrelas e o recente lançamento do episódio VII, não é de se espantar que um filme que leve o selo Star Wars esteja entre os mais aguardados do ano. O lançamento do spin-off dos pilotos que conseguiram roubar os planos da Estrela da Morte está marcado para o dia 16 de dezembro.

Outros lançamentos:

• A Série Divergente: Convergente – Parte 1 (17 de março);
• Mogli: O Menino Lobo (14 de abril);
• O caçador e a Rainha do Gelo (28 de abril);
• Alice através do espelho (26 de maio);
• Star Trek: Sem Fronteiras (21 de julho);
• Inferno (13 de outubro);
• Doutor Estranho (3 de novembro). nn