Fliperama e bike integram mostra no Adamastor

Figuras fantasmagóricas ilustram um peculiar fliperama no Centro Municipal de Educação Adamastor. A obra, intitulada Máquina do Pesadelo, integra a mostra Broco INC, em cartaz no local até dia 21 de julho.

De autoria do artista Marquetto, Máquina do Pesadelo, desenvolvida em técnica mista, traz várias figuras estranhas, destas que permeiam os pesadelos por não serem, propriamente, personificações humanas: é muito mais monstruosidade do que qualquer outra coisa. Jacarés horripilantes, galo fumando cachimbo, ossos e caveiras estão entre as pinturas. Basta olhar com cuidado para notar os detalhes, mesmo os esboços.

Duas outras instalações tomam a atenção do espectador. A obra T traz uma câmera acoplada em um pedestal de madeira de ao menos dois metros. Dois televisores pequenos, do lado inverso, transmitem as imagens captadas pela câmera.

Serra circular é um destaque à parte: traz uma bicicleta fixada em um cavalete de madeira. Mas, não é qualquer bike: a roda traseira não tem pneu, mas um aro serrilhado que reluz aos olhos e instiga a imaginação.

Marquetto, artista plástico natural de Campinas, foi premiado com o 3º lugar pelo júri técnico do Salão de Artes Visuais do ano passado.