Food truck no piscinão é cancelado pela Prefeitura; evento será na praça IV Centenário

Não foram respondidos os questionamentos do Click Guarulhos sobre se teria autorizado ou não, o anunciado evento Fest Beer, Burger & Pastel, no piscinão da Vila Galvão.

No entanto, apesar dos argumentos dos organizadores, na tarde de ontem, quinta-feira, os participantes retiraram os veículos do entorno do piscinão e desmontaram as tendas que haviam sido colocadas sobre a laje.

Dois lados

Os moradores vizinhos mobilizaram-se contra eventos no local, atribuindo riscos de segurança, devido ao surgimento de fissuras na laje, detectadas por um engenheiro que reside nas imediações. Eles obtiveram cópia de um documento, de fevereiro de 2018, endereçado à Secretaria de Obras da Prefeitura pela Cronacon, empresa responsável pela obra, afirmando que a laje está dimensionada para suportar no máximo 500 kg por metro quadrado e que, “portanto, inviável a realização de eventos, shows e qualquer tipo de concentração de pessoal que possa ultrapassar essa capacidade de carga, sob pena de comprometer a estrutura”.

Com base nesse documento, os vizinhos obtiveram da Prefeitura a promessa de que novos eventos não seriam ali realizados.

Quando as redes sociais começaram a divulgar o Food Truck neste fim de semana, os moradores postaram nas redes sociais e enviaram queixas aos órgãos de Imprensa, acentuando que as rachaduras aumentaram com o passar do tempo e que a movimentação de pessoas sobre o laje poderia causar grave acidente. O Click Guarulhos postou na noite de quarta-feira e enviou questionamentos à Subsecretaria de Comunicação.

Nesta quinta, David Lopes, diretor da Associação Food Truck Guarulhos, procurou a Redação do Click para manifestar seu posicionamento.

Ele discorda que, não havendo peso de veículos, a presença de pessoas poderia ultrapassar os 500 kg por m2. Alega que as rachaduras não são tão graves quanto as fotos dão a entender. Que o evento disporia de profissionais de segurança e bombeiros civis. Comentou que a reação de poucas pessoas, que não querem eventos perto de suas casas ou têm interesses políticos contra a atual gestão municipal, acaba tirando uma oportunidade de lazer para a população. O portal postou sua argumentação de imediato.

Pouco depois da visita, no entanto, as tendas começaram a ser removidas e os veículos saíram do entorno do local.

Novo local

Os organizadores transferiram o evento para a área central da cidade, praça IV Centenário, com início ao meio-dia desta sexta-feira, até a noite de domingo.