Foto exclusiva: Planetas alinhados na noite passada

Foto tirada às 4h53 da madrugada deste sábado, pelo jovem Lucas Carleto de Paulo, mostra todos os planetas alinhados, fenômeno que não havia sido previsto pelos físicos e astrônomos.

Filho do jornalista e repórter-fotógrafico Alexandre de Paulo e neto do jornalista Valdir Carleto, Lucas mostra que tem faro para a notícia.

Uma visão inesperada

Por Lucas Carleto

Até hoje se considera que o primeiro filósofo da história foi Tales de Mileto. Nada restou de seus textos, mas é sabido que detinha domínio da geometria e astronomia, e foi o primeiro a quebrar a ideia de que existiam explicações sobrenaturais para os acontecimentos no planeta. É atribuída a ele a previsão do primeiro eclipse total do Sol, em 585 A.C.
Sua maneira prática de pensar tudo o que via fez com que encontrasse, por meio da razão e observação, a lógica do que estava em sua volta.

Fenômeno raríssimo é o alinhamento de todos os planetas, como o que foi visualizado no dia de hoje, às 4h53, em Guarulhos. Não fosse por Tales de Mileto (c.624-546 a.C), nossa ciência nunca chegaria ao avanço que alcançamos hoje. O efeito borboleta da ação deste homem sensato me permitiu ter o conhecimento para utilizar minhas ferramentas e registrar este acontecimento sublime. Mais do que uma foto, é uma manifestação de minha gratidão por todos os seres humanos que já passaram por este pálido ponto azul no universo, e contribuíram para o progresso da humanidade.