Por Cris Marques
Fotos: banco de imagens

Assumir uma carreira autônoma, sem estrutura hierárquica, horário fixo e todos os processos internos de uma empresa, pode ser um grande sonho, mas a verdade é que ser seu próprio chefe exige um nível muito maior de comprometimento, disciplina e, principalmente, organização. Para ajudar nesse último quesito, é possível lançar mão de programas, sites e aplicativos, que prometem desde a busca por uma oferta freelancer ou, na linguagem mais coloquial, um “freela”, até agendamento das pausas necessárias para um bom rendimento diário e a assinatura de contratos pelo smartphone.

Apps e sites para um freelancer descomplicado | Click GuarulhosEstá pensando em viver por conta ou já atua com o formato e quer melhorar? Confira a lista que a Revista Weekend preparou:

Freelancer.com

Programa para cadastro da rotina, tarefas diárias, compromissos esporádicos e eventos. Com foco no seu tempo livre, ele informa os momentos mais calmos para estender o almoço, descansar e até sair com os familiares ou amigos. (Versão: App disponível apenas para iOS)

Trampos

A empresa, que nasceu em 2008 como um projeto colaborativo para unir empresas e trabalhadores e hoje disponibiliza também serviço por assinatura e destaque de currículo, tem uma categoria específica para quem quer trabalhar de casa. (Versão: Site)

Prolancer

Plataforma de talento digital que conecta empresas e profissionais, com contratação tradicional ou projetos remotos e presenciais. (Versões: Site / App – disponível para iOS e Android)

99Freelas

Comunidade que reúne milhares de oportunidades, guarda seu histórico e portfólio e permite entrevista por chat. Mas vale o alerta: com fama de espaço de barganhas, por causa de algumas propostas que só querem um valor muito abaixo do praticado no mercado, é preciso pesquisar bem e saber lidar com uma quantidade razoável de nãos. (Versão: Site)

99jobs

Com um sistema muito parecido com o acima, inclusive a busca por serviços mais “baratos”, o 99jobs é uma comunidade colaborativa de empregos e carreiras, semelhante a uma rede social. (Versão: Site)

Freetime

Programa para cadastro da rotina, tarefas diárias, compromissos esporádicos e eventos. Com foco no seu tempo livre, ele informa os momentos mais calmos para estender o almoço, descansar e até sair com os familiares ou amigos. (Versão: App disponível apenas para iOS)

Expensify

Em inglês, porém com suporte para a moeda brasileira, a plataforma permite a criação de relatórios de despesas, que podem ser enviados por e-mail, serviços na nuvem ou outras aplicações. Também é possível capturar recibos, por meio da câmera do celular e importar as faturas do cartão de credito. (Versões: Site, com pacotes pagos / App – disponível para iOS, Android e Windows Phone)

Calculadora freelancer

Não sabe quanto cobrar? O 99Freelas disponibiliza uma função para você descobrir o valor de sua hora e projeto. Isso facilita, e muito, na construção de sua proposta. (Versão: Site)

Wunderlist

Organizador de compromissos que permite a criação de listas, agenda de tarefas, compromissos e lembretes, com sistema de nuvem para acesso em qualquer lugar. (Versões: Software para PC / App – disponível para iOS, Android e Windows Phone)

SignEasy

Ferramenta que permite assinar documentos diretamente do dispositivo móvel, sem precisar de impressora, escâner, fax ou caneta especial. Suporta diversos formatos de documento, como PDF, Word e Excel, HTML e JPEG. (Versões: Site / App – disponível para iOS e Android)

Evernote

Considerado um dos melhores organizadores on-line, permite criar e armazenar rascunhos, lembranças, notas de voz, arquivos de livros, documentos em PDF, listas de tarefas e até fotos. Com navegação intuitiva e visual limpo, ainda possibilita o acesso de qualquer lugar, incluindo o desktop. (Versões: Software para PC / Site / Pluggin para browser / App – disponível para iOS, Android, Windows Phone e Blackberry).

Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! Criamos o Canva há menos de 5 anos e já contamos com mais de 10 milhões de usuários, por 197 países. Para se ter uma idéia,  a cada segundo são 4 novos designs sendo criados. Lançamos recentemente o site no Brasil estamos tendo uma ótima aceitação.