Frente parlamentar debate crimes contra os animais

Foto: Karina Yamada. Vereadores Guti, Alexandre Dentista, Luiz Matogrosso, Rogério Santos e Tico Emerson

A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara de Guarulhos reuniu-se na manhã desta segunda-feira,15, em caráter extraordinário para debater especificamente soluções para uma série de crimes ambientais relacionados a maus tratos com os bichos, segundo denúncias de munícipes aos parlamentares e às entidades que defendem os animais.

Estiveram presentes ao encontro os vereadores Guti (PV), presidente da Frente, Luiz Matogrosso (PP), Dr. Alexandre Dentista (PSDC), Tico Emerson (PTdoB) e Rogério dos Santos (DEM), além de representantes de entidades de proteção animal, da Polícia Militar, da Guarda Civil do Município e da OAB-Guarulhos.

Os participantes relataram diversas situações de violência, como abandono dos bichos em vias, principalmente nas Estradas Guarulhos-Nazaré e do Saboó, desova de animais, vaquejadas em sítios na periferia e maus tratos a animais domésticos em toda a cidade. As denúncias são feitas, o policiamento chega ao local da ocorrência, mas a falta de estrutura oficial impede que atitudes mais efetivas sejam realizadas. Não há, por exemplo, como guardar os animais apreendidos em uma vaquejada ou como localizar o dono de um animal abandonado voluntariamente na estrada, crimes previstos em lei. Quando alguém é preso, em geral poucas horas depois é solto.

A próxima reunião da Frente está marcada para o próximo dia 29 de junho, a partir das 11 horas, na Câmara, quando serão aguardadas as presenças também de representantes da Polícia Civil e do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.

por Waltair Martão