Governo federal autoriza Uninove a implantar faculdade de medicina em Guarulhos

Os ministérios da Saúde e da Educação informaram nesta sexta-feira, 10, que o governo federal autorizou a criação de 2.290 vagas em cursos de medicina de 36 municípios brasileiros.

O ministro Renato Janine Ribeiro, da Educação, disse que inicialmente foram selecionadas 115 instituições, avaliadas em vários aspectos, entre 216 inscritas: saúde financeira da instituição, plano de negócios e capacidade econômico-financeira para ofertar curso de medicina. Metodologia criada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi aplicada na escolha. Segundo Janine, também foram considerados indicadores de qualidade das instituições vinculadas e indicadores dos cursos da área de saúde, existência de residência médica, pós-graduação stricto sensu e processos de supervisão.

Nesta etapa, 64 propostas foram classificadas. Segue agora um período no qual as instituições que não foram selecionadas poderão recorrer.

A cidade de Guarulhos foi contemplada com a criação de 100 vagas e foi escolhida a Associação Educacional Nove de Julho, conhecida como “Uninove”.

A Universidade Guarulhos (UnG) também concorreu para implantar curso de medicina. A instituição, que já tem cursos de odontologia, psicologia e medicina veterinária, foi adquirida há poucos meses pelo grupo Ser Educacional, do Nordeste.

Devido a ter sido um dia-ponte entre o feriado e o fim de semana, não foi possível ouvir o que a direção da UnG tem a dizer a respeito da escolha da Uninove. Como a instituição escolhida ainda não tem instalações físicas em Guarulhos, a expectativa é de que a UnG recorra dessa decisão.

Para as famílias que não têm condições de pagar um curso particular, no entanto, as esperanças são de que a Unifesp, federal, possa vir a implantrar um curso de medicina em Guarulhos. Em entrevista à RG (Revista Guarulhos), a reitora da universidade, Soraia Smeili, em 2013, disse que uma decisão como essa depende de uma série de fatores e que, na ocasião, não havia essa perspectiva para a cidade.