Greve em Guarulhos é parcial

A Reportagem do Click Guarulhos percorreu diversos bairros, para avaliar qual a intensidade da greve deflagrada em assembleia dos servidores para esta quinta-feira, 18, em protesto contra a proposta de reajuste de 2% pela gestão Guti.
No Fácil do Bom Clima, o atendimento está sendo mantido sem alterações. No Departamento de Transportes Internos e na Secretaria de Serviços Públicos, ao menos aparentemente, o expediente transcorre normalmente. Em algumas escolas de educação infantil visitadas, as aulas também estão em pleno andamento. Foram obtidas informações de que em escolas da periferia, houve adesão de um pouco menos da metade dos professores.
No Bosque Maia e nas imediações, funcionários da Proguaru estão executando serviços de jardinagem e de corte do mato.
Desde as 9h, servidores municipais que aderiram à greve estão reunidos na Praça Getúlio Vargas. O Sindicato dos Trabalhadores na Administração (Stap) calcula em 500 o número de pessoas presentes. Ás 10h, era menor esse comparecimento, mas é perceptível que a cada pouco mais servidores estão chegando.

Segundo entendimento do Sindicato, a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) de que é preciso manter o mínimo de 70% de alguns serviços será cumprida sem problemas. Há outros serviços, no entanto, o TRT permite que a adesão seja total.

Um fator que pode ter influído para que menos funcionários aderissem à paralisação é a oferta pela Prefeitura de um vale cesta básica no valor de R$ 100 para os que ganham até R$ 3.266.