Uma grande roda de viola, com cantoria e muita cultura popular. É isto que o público vai poder conferir nesta quinta-feira, dia 25, às 20h, durante a apresentação do Grupo Afina Toeira, no Teatro Adamastor, como parte da programação do projeto Espaço & Arte. Haverá participação especial da Orquestra de Violeiros Coração da Viola. A entrada é franca.

Montado há quase oito anos, o Afina Toeira é mantido pelo Conservatório Municipal e coordenado pelo professor Zé Helder. Pela primeira vez sobe ao palco do Teatro Adamastor. “Já tocamos em espaços menores, mas no Adamastor é uma estreia”, diz Zé Helder.

Formado por 12 violeiros, entre estudantes de viola do Conservatório e pessoas da comunidade, o Afina Toeira vai apresentar cantigas de roda e um repertório reunindo músicas da tradição da viola caipira, além de composições atuais, como as do próprio Zé Helder e algumas inovações dos alunos.  “O Afina Toeira é um grupo voltado para a prática da viola caipira. Tem sido um laboratório para o pessoal; uma experiência divertida. A viola é um instrumento envolvente, não só por ter um som bonito, mas por ser cercado de uma linguagem própria”, comenta Zé Helder.

Ao fim do show, o Afina Toeira e a Orquestra de Violeiros Coração da Viola tocarão juntos. As músicas serão surpresa. “Vai ser bem legal. A Orquestra Coração de Viola tem uma grande história, não só em Guarulhos, mas em todo o País.”