Guarulhenses promovem ação no Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

Neste domingo, 19 de maio, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day), A XIII Caminhada para Crohn e Colite de Guarulhos promoveu ação de conscientização e prevenção em frente ao Teatro Nelson Rodrigues, no Lago dos Patos, em Vila Galvão. A ação faz parte da campanha Maio Roxo, evento mundial para sensibilizar e esclarecer a sociedade a respeito das duas doenças, consideradas crônicas, recorrentes e de causas desconhecidas. 

Por intermédio da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), com apoio do GamedII e da Prefeitura Municipal de Guarulhos, associações de pacientes aderiam ao Maio Roxo, cujo objetivo é também indicar formas de encontrar tratamento, promovendo melhor qualidade de vida para os pacientes.

Dona Ana Josefa, 74, que tem a doença de Crohn, participou da ação. “Levou quatro anos para os médicos descobrirem uma inflamação no meu aparelho digestivo. Eles queriam tirar os meus intestinos e colocar uma bolsa (de colostomia). A doença não tem cura, mas eu me trato desde 2015. Sentia muitas dores, não comia, não andava, perdi 10 quilos… Cheguei praticamente morta no Hospital Padre Bento. Lá o dr. Wilton Cardoso salvou a minha vida, ele é o melhor médico de Guarulhos, é um santo”, disse, emocionada.

Em Guarulhos a equipe do dr. Wilton Schmidt Cardozo, que atua como médico e diretor do serviço de coloproctologia do Complexo Hospitalar Padre Bento, atende os pacientes integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhe as atividades em prol do Dia Mundial da DII