Guarulhos abriga uma das áreas intocadas de Mata Atlântica no mundo

Serra da Cantareira, nos limites de Guarulhos, São Paulo e Mairiporã, é a 3ª maior área verde urbana do país - Divulgação

Se você quer sair do ambiente urbano para ter doses de tranquilidade e calmaria, uma boa possibilidade é visitar o Parque Estadual da Cantareira (PEC), nos limites de Guarulhos, São Paulo e Mairiporã. O local se constitui como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista e, também, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Hoje, o Parque é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

Um dos núcleos do parque, o Cabuçu, fica nos arredores de Guarulhos. Além da fauna e flora abundante, os visitantes podem ter acesso a trilhas, cachoeiras, piqueniques, centro de visitantes, viveiro de mudas, mirante e, também, a barragem da represa. O Parque Estadual da Cantareira possui uma área de aproximadamente 7.900 hectares, sendo a terceira maior área verde urbana do país, superada apenas pela Reserva Florestal Adolfo Ducke (10.000 hectares) em Manaus e pelo Parque Estadual da Pedra Branca (12.500 hectares) no Rio de Janeiro.

A unidade de conservação conta com uma vegetação característica, com figueiras, cedros e jequitibás. O local ainda possui espécies de animais como onça-parda, veado, quati, paca, tatu e répteis, além de quatro espécies de primatas e mais de 230 tipos de pássaros. O núcleo de Cabuçu foi aberto em 2008, mas o núcleo Pedra Grande possui a maior extensão do parque e foi inaugurado em 1989. Além desses, ainda existem os núcleos do Engordador e Águas Claras.

A origem do nome Cabuçu tem duas explicações. A primeira delas tem como base a língua tupi-guarani: “Caba” significa Vespa e “Açu”, Grande, formando Vespa Grande, uma espécie encontrada no local. A segunda explicação teria origem na árvore árvore Cabuçu (Miconia cabussu), também em grande abundância no local. Atualmente, o núcleo conta com ⅓ da área total do parque (1.619,4 hectares).

São, ao todo, cinco trilhas:

• Trilha do Sagui: são 730 metros de trilha. Nela, pode ser vista um antigo forno para produção de carvão vegetal e cursos de água ao longo do percurso.

• Trilha da Cachoeira: são 5.200 metros em um percurso muitas vezes íngreme. Ao final do trajeto, há uma cachoeira.

• Trilha da Jaguatirica: são 1.000 metros com a presença de uma vegetação exótica, como pinheiros e o bambu. É muito procurada em excursões de educação ambiental.

• Trilha do Tapiti: são 250 metros de muita presença da espécie araucária e da espécie cabuçu, espécie que dá nome ao núcleo.

Além do Parque Estadual da Cantareira, Guarulhos conta com diversos outros atrativos e pontos turísticos, bares para diferentes estilos e objetivos, restaurantes para todos os gostos e idades, parques recreativos e passeios para crianças. Por ser uma cidade mais barata do que São Paulo, se torna um destino para quem quer trabalhar na Capital, mas não quer arcar com os altos preços de São Paulo. Tal característica estimula a procura por apartamento a venda em Guarulhos.