Guarulhos alcança cenário Internacional de cinema com indicação do filme “Nove”

Tico Barreto, à esquerda, é militante do cinema independente de Guarulhos - Foto: Divulgação

O filme “Nove”, curta metragem em plano sequência de 16 minutos, dirigido pelo cineasta guarulhense Tico Barreto, do Coletivo CinemaSanto, foi indicado para o Festival Internacional Take Único. A película, estrelada por um grande elenco e acompanhado de diversos parceiros, tem como premissa o conceito coletivo, priorizando e valorizando o trabalho de criação dos atores. Segundo Tico, “essa é a mola propulsora da narrativa”.

Tico afirma que a grande inovações do trabalho é um plano sequência de 16 minutos, produzido pelo Coletivo de Atores. O Coletivo CinemaSanto é um grupo independente e flutuante, que conta com profissionais de diversas áreas de criação e que atuam no cinema, teatro e televisão. Incubado em 2019 pela Agruppe, aceleradora de inovações, o coletivo está há três anos produzindo filmes inspirado no método Meisner.

Na primeira formação foi criado o filme “Papel de Cartas”, dirigido por Tico Barreto e Miguel Rodrigues (Globo), por meio de improvisos com os atores e em 2018 começou a segunda formação do coletivo, que gerou o filme “Nove”. Tico Barreto comenta que já estão se organizando para a terceira formação do coletivo, que tem como meta produzir um longa metragem.

“Acreditamos no potencial dos atores e na sua real capacidade de participar da construção da dramaturgia e dos personagem do filme. Trabalhar com material humano me faz aprender cada vez mais sobre os fenômenos da vida e das pessoas”, diz Tico Barreto, idealizado do coletivo.

Tico Barreto, ao centro, com a câmera na mão, e abaixo, dirigindo atriz em cena do filme “Nove” – Fotos: Divulgação

“Precisamos incentivar e estimular os jovens atores a participarem da criação da obra, assim como unir os demais parceiros e produtoras para transformarmos essa obra dramaturgia em filme. O cinema independente se faz com pessoas e com boa vontade”, frisa Miguel Rodrigues, que tem em seu currículo diversos filmes e novelas.

Tico Barreto é um promissor cineasta, com vasta experiência no mercado e nas artes. Com 18 anos de experiência, soma em sua filmografia a direção de dois longas metragens, 7 curtas, campanhas cinematográfica, clipes, peças de teatro, cursos de formação e palestras. Também tem no currículo a experiência de participar da equipe de consultores e preparadores de elenco, de Igor Rocha, na série Carcereiros, da Rede Globo.

Tico é um cineasta premiado, militante do cinema independente de Guarulhos, integrante do Conselho Municipal de Política Cultural e do CONTUR Guarulhos. Seu último curta” Impulso” ganhou o prêmio de melhor filme no 3° festival de MoBFilm, que trata de mobilidade no trânsito.