Guarulhos participa de eventos na Europa em busca de investimentos e parcerias

A participação de Guarulhos em eventos internacionais de tecnologia e empreendedorismo pela Europa tem gerado intensa agenda de trabalho. A cidade é representada pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros. Os compromissos diplomáticos seguem até o dia 15 de novembro, percorrendo Portugal, França e Espanha.

Em Lisboa, durante o Web Summit que se encerrou na quinta-feira, 8, foram encaminhadas as tratativas para três acordos de cooperação envolvendo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Invest Lisboa e o município Lusitano de Fundão. As parcerias podem fortalecer as relações comerciais entre as metrópoles brasileira e portuguesa.

O acordo com a ABDI deve influenciar na aproximação entre startups tecnológicas e as indústrias estabelecidas no município. “É um passo significativo para a modernização do nosso parque industrial. A formação de novos talentos contribui para o amadurecimento e a consolidação dos ambientes de inovação locais”, comenta Rodrigo Barros.A parceria com a Invest Lisboa, agência de promoção econômica e de captação de investimentos, tem por objetivo facilitar a realização de negócios entre empresas estabelecidas em ambas as cidades. “Esse intercâmbio e a troca de tecnologia ajuda a fazer negócios”, explica Barros.

Ainda em Portugal foi assinado acordo de cooperação entre Guarulhos e a cidade lusitana de Fundão nas áreas de biotecnologia, agrotech e capacitação de mão de obra por meio da Programa Academia de Código, usado para qualificação profissional em tecnologia da informação. Rodrigo Barros ainda teve agendas com o secretário de Internacionalização do governo Português, Eurico Brilhante, e com o presidente da Câmara Portuguesa no Brasil, Nuno Rebelo.

Smart City Expo World Congress

No Smart City Expo World Congress, em Barcelona, entre 13 e 15 de novembro, estarão reunidos mais de 17 mil especialistas representando as 650 cidades mais modernas do mundo, em um ambiente de partilha de conhecimento e experiências bem-sucedidas que podem servir à cidade de Guarulhos. O evento também propicia a realização de negócios e parcerias.

As atividades em Barcelona envolvem debates, visitas técnicas e troca de experiências sobre transformação digital, ambiente urbano, mobilidade, cidades inclusivas e compartilhadas, governança e finanças.

Uma das marcas do governo Guti é que a gestão não se contenta em permanecer numa posição de conforto, esperando que as coisas aconteçam. Estamos levando Guarulhos para o mundo, onde estão os recursos que podem ser investidos na cidade, em projetos que modernizem o município, tornando a vida da população melhor”, declara Barros.