Guarulhos quer reduzir em 90% volume de lixo gerado na cidade

Foto: Sidnei Barros/PMG

Durante a solenidade de abertura do Mês do Meio Ambiente, ocorrida nesta segunda-feria, 5, no Adamastor Centro, a Secretária de Serviços Públicos, Loredana Piovesan Glasser, oficializou a adesão de Guarulhos ao programa Lixo Zero. O objetivo é reduzir, até 2030, 90% do volume de rejeitos gerados na cidade, que atualmente chega a 1 mil toneladas diárias. No anúncio estavam presentes o prefeito em exercício, vice-prefeito e secretário da Secel, Alexandre Zeitune,  Francisco Luiz Biazini Filho, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e Leonardo Lago, presidente da Proguaru.

O trabalho será feito através de ações de conscientização da população sobre a importância da separação correta dos resíduos domésticos, no ambiente de trabalho e nas escolas, ampliação do número de cooperativas, apoio aos catadores autônomos, aquisição de recursos tecnológicos, correta coleta e destinação dos mesmos por parte do poder público, entre outras frentes de atuação.

Após as apresentações, representantes da administração municipal, da Universidade Guarulhos, do Instituto Lixo Zero Brasil, de cooperativas e ONGs da cidade participaram de uma roda de conversas para apresentação de dúvidas e sugestões para contribuir com a redução da geração de rejeitos em toda a cidade.