Guarulhos registrou 179 casos de estupro no primeiro semestre de 2018

A cidade de Guarulhos registrou 179 casos de estupro nos primeiros seis meses de 2018. Os casos de homicídio já chegaram a 45. Em todo ano de 2017, foram 64 homicídios e 290 estupros. Ao todo, o município teve 4.068 tipos de crimes tentados ou consumados contra a mulher.

Pimentas e Bonsucesso, permanecem, nesta ordem, como os dois bairros com o maior índice de violência registrados contra mulheres, com um total de 778 crimes. O bairro do São João, que ocupa a sexta posição da lista, registrou oito casos de homicídios neste primeiro semestre, um número considerado alarmante.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, reunidos pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada à Secretaria de Assuntos Difusos da Prefeitura de Guarulhos. Confira o mapa da violência no link https://bit.ly/2LlH2Eo

Ações

 

A SPM tem promovido diversas atividades e ações como: palestras de sensibilização e discussão sobre a Lei Maria da Penha; divulgação da Campanha do Laço Branco – “Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher”; atividade de intervenção teatral nos Terminais de Ônibus Pimentas, São João e Parque Cecap, que retrata a violência de gênero e a cultura machista e estimula a percepção e reação da população; encontros da Rede Guarulhense de Não Violência à Mulher; encontros temáticos no CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê; projeto “E Eu Com Isso – Diálogos sobre a Violência Doméstica; articulação para a implantação inicial de duas viaturas da Patrulha Maria da Penha; 8.000 atendimentos nas Casas e Espaços Clara Maria, no primeiro semestre de 2018.