Guarulhos tem turismo

Por Ricardo Balcone*

Hoje inicio minha trajetória como colunista da Click Guarulhos. Gostaria de agradecer ao Grupo Carleto pela oportunidade de divulgar o turismo da nossa cidade. Irei falar um pouco de mim para poder contextualizar as colunas a partir de agora.

Me chamo Ricardo Balcone. Estou diretor de turismo da cidade de Guarulhos. Sou formado em Turismo, pós-graduado em Gestão de Eventos e tive a oportunidade de participar da organização de diversos eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Mas vamos falar do que importa que é o Turismo.

A nossa cidade tem turismo sim, porém, a grande maioria não consegue ver. E porque não conseguem ver? Pois temos problemas com a estrutura turística na cidade. Também temos a mania de achar mais importante conhecer o turismo das cidades vizinhas do que a da nossa cidade. E toda vez que levanto esse assunto na cidade me dizem por favor me fale cinco atrativos turísticos. Então hoje irei fazer um breve relato de cinco atrativos que considero importante conhecer em nossa cidade.

Bosque Maia

Sem dúvidas um dos cartões postais da nossa cidade. Possui uma infra-estrutura com pista para a prática de cooper e caminhada, trilhas na mata superior, quadras poliesportivas, quadra de capoeira, pista de skate, espaço para a prática de bicicross, academia ao ar livre, nascentes, lago artificial com ponte paisagística, campo de areia e praça de eventos que sedia eventos esportivos e de lazer.

Catedral Nossa Senhora da Conceição

É considerada uma das primeiras igrejas do Brasil, o seu estilo é barroco e foi construída em taipa de pilão. A igreja por si só já é um atrativo cultural, religioso e arquitetônico. Vale uma visita e se possível assistir a missa.

Zoológico Municipal de Guarulhos

O zoológico possui mais de 100 espécies sendo que 91% são espécies nativas. Ainda tem uma fauna original de mata atlântica e ainda possui o Museu Natural de Ciência. É um ótimo local para passear com a família.

Teatro Adamastor

Onde a cultura vive, as melhores peças, apresentações e movimentos culturais estão no Adamastor. Vale a pena ficar ligado na programação, vem muita coisa por ai.

Parque estadual da Cantareira

Localizado entre São Paulo, Guarulhos, Mairiporã, e Caieiras, o Parque Estadual da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Seus 7,9 mil hectares são formados por remanescentes da Mata Atlântica.

Bem esses são alguns atrativos, porém, temos muitos ainda a desvendar. Vocês sabiam que em Guarulhos temos a rota do Ouro, uma parede Vulcânica, diversas cachoeiras e nascentes? Se não acompanhem essa coluna na semana que vem. Irei dizer onde é este local.

*Ricardo Balcone é colunista no Click