Guarupass apoia projeto social do Instituto JB12

A Guarupass, associação que reúne as empresas concessionárias de ônibus de Guarulhos e Arujá, sediou na manhã desta quinta-feira evento que comemorou a formalização do Instituto Projeto Esportivo e Sociocultural JB12.

Idealizado pelo jovem Jonathan Borges, o Projeto foi criado há 5 anos e manteve atividades sociais, esportivas e culturais durante esse tempo, de maneira informal.

Jonathan praticou esportes durante 12 anos, período no qual se deparou com situações muito difíceis por crianças e adolescentes. Chegou à conclusão de que queria desenvolver um trabalho social, que desse oportunidade aos jovens para que trilhassem o caminho do bem, utilizando o esporte como mola propulsora, mas utilizando também atividades culturais e lúdicas como forma de educação e de exercício de cidadania. De pronto, ele obteve a aprovação de seu tio Jorcelino, que desde então passou a ajudar. Inicialmente, houve atividades no Parque Cecap, focadas em atender instituições que precisavam de auxílio.

Em 2014, tiveram início os programas “Joga, garoto”e “Joga, garota”. Em 2015, o “Espetáculo Além das Quadras”, com ações culturais em praças públicas, incluindo atrações para crianças, leituras infantis e orientação jurídica aos pais.

Gradativamente, o JB12 foi conquistando a confiança das pessoas e ampliando as atividades. As aulas, dinâmicas e os treinamentos são ministrados por voluntários, na quadra da Escola Estadual Profa. Odete Fernandes, no Jardim Bela Vista, e na do Grêmio do Saae, nas proximidades do Jardim Paraventi. Há também atividades que são levadas a comunidades dos bairros.

Por intermédio de Adalberto Gregui, da G10 Comunicação, o JB 12 foi apresentado à Guarupass há alguns anos e desde então a Associação passou a apoiar o projeto, por exemplo, fornecendo transporte para os jovens nos deslocamentos quando levam as atividades às comunidades.

Com o crescimento, surgiu a necessidade de obter mais patrocínios. A Nike foi uma das empresas que se interessaram em colaborar. Porém, para tal era imprescindível que o Projeto passasse a ter existência legal. Essa exigência foi decisiva para que Jonathan resolvesse formalizar o Instituto.

O consultor de Marketing da Guarupass, Roberto Sganzerla, deu início ao evento e explicou que a Associação busca continuamente a aplicação de novas tecnologias e outras melhorias, para atender cada vez melhor o público que utiliza o transporte coletivo da região, inclusive renovando parte substancial da frota circulante.

Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass, disse da satisfação da entidade que dirige de contribuir para que projetos como o JB12 e outros possam funcionar, beneficiando jovens e crianças da cidade. “A Guarupass cumpre com prazer sua função social, apoiando diversas iniciativas”, comentou.

Jonathan Borges exibiu vídeos de várias atividades desenvolvidas em diferentes locais, para que as pessoas tivessem uma amostra de sua forma de atuação. Participam diretamente cerca de 80 jovens. Alguns deles deram depoimentos nos vídeos, de como o JB12 tem sido útil em suas vidas. Ele agradeceu o apoio de todos, inclusive das famílias dos adolescentes atendido, e enumerou alguns apoiadores do Instituto: Guarupass, Nike, Grêmio Recreativo do Saae, EE Odete Fernandes, Restaurante Garfo e Faca e G10 Comunicação.

Em um dos vídeos, constou uma frase que é seguida como um lema por Jonathan: “Dar menos que o seu melhor [e sacrificar o dom que você recebeu”.

Para saber mais: Facebook.com/JB12oficial

Fotos: Paulo Manso (Lupacom)