Guerra das pesquisas: Instituto Cruz aponta Guti em primeiro

fb_img_1475328125075O Instituto Cruz Consulting divulgou na tarde desta sexta-feira resultado de pesquisa de intenção de votos para prefeito de Guarulhos.

Ouvidas 666 pessoas, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais, para cima ou para baixo, a pesquisa foi registrada sob no. 04155/2016

Segundo os dados divulgados, quatro candidatos estariam em empate técnico, sendo que Guti (PSB) estaria à frente, com 16,4%. Em segundo, aparece Eli Corrêa Filho (DEM), com 14,1%; logo depois, Elói Pietá (PT), com 13,8% e Jorge Wilson (Xerife – PRB), com 13,4%.

Martello (PSD) aparece com 4,2%; Carlos Roberto (PSDB), com 1,8%; Wagner Freitas (PTB) e Albertão (Psol), com 1,4%. O candidato do PPL, Néfi Tales, não pontuou.

Foram 18,6% os que pretendem anular ou deixar em branco; e 15% os que se declararam indecisos.

Segundo turno

Pelos números dessa pesquisa, na hipótese de irem para o segundo turno Guti e Elói Pietá, o candidato do PSB venceria o petista por 38,3% a 25,2%; brancos e nulos, 26,4% e indecisos, 10,1%.

Se fosse Eli Corrêa Filho e Elói Pietá, o candidato do DEM ganharia do petista por 34,8% a 24,6%; brancos e nulos somariam 31,2% e indecisos, 9,3%.

No cenário com Guti e Eli, Guti alcançaria 33,5% e Eli, 26,1%; brancos e nulos, 28,8% e indecisos, 11,6%.

Outras pesquisas

Foi divulgada também nesta sexta, pesquisa do instituto Sebram, na qual Martello (PSD) iria para o segundo turno contra Eli Corrêa Filho; já pelos números do instituto Foccus, o segundo turno se daria entre Eli Corrêa Filho e Elói Pietá. O Click Guarulhos divulgou os resultados completos dessas duas outras pesquisas.

Indecisão e contrariedade

Os números de todas as pesquisas até agora publicados demonstra claramente haver um elevado número de eleitores indecisos e volume expressivo de votos nulos e em branco, o que evidencia o descontentamento com a classe política e que, para muitos guarulhenses, apesar de haver 9 candidatos a prefeito, nenhum deles satisfaz plenamente o eleitorado.

Resultado incerto

Diante do conflito entre os resultados dos diversos institutos de pesquisa, do grande número de indecisos, e mesmo pela diferença mínima entre uns e outros candidatos em determinadas posições, só mesmo após a eleição de domingo se terá com absoluta certeza quais serão os postulantes que estarão no segundo turno.

Valdir Carleto